Seguir o blog

segunda-feira, 18 de junho de 2018

TRISTE BRASIL!


Pois é, a seleção do Tite estreou ontem jogando contra a Suíça. Segundo o Macaco Simão, da Folha e Band, o Brasil apresentou-se com Cabral, Paulo Preto, Paulo Costa, Maluf e não sei mais quem, tendo, na defesa, o maioral do STF, Gilmar. Gilmar é o cabra que solta todo mundo. Tá preso, quer ser solto? Chame Gilmar.


Falando sério, a seleção do Tite não deu o que tinha de dar. Falhou muito. O Neymar, vaidoso que só, parecia preocupado apenas em não ter o cabelo assanhado. Cabelo amarelo o que já sugeria que o time, no correr do tempo, amarelaria. Fora essa preocupação, o Neymar ainda tinha o dedo mindinho esquerdo ou direito, não sei, prá cuidar. Daí ele jogar de salto alto. Ele e quase o time todo, incluindo o Gabriel Jesus. Jesus foi um fiasco, como fiasco foi o jogo que findou no empate de 1 a 1. Foi duro ouvir a narração desse jogo no rádio e na tevê. Galvão Bueno narrando é uma besta. No rádio foi melhor. Oscar Ulisses (CBN/Globo) é craque, é do ramo, transmite emoção aonde não há. Ulisses Costa, da Band, é outro craque. 
Depois do jogo, fui zapear na tevê. Horrorizei-me com o que passava no canal 7, lá do Bispo. Exploração dos infernos de crianças e gente do chamado povão. No 9 idem. 
Não há nada de bom na televisão, especialmente nos fins de semana. É triste, não é? Ouvindo a transmissão do jogo de ontem lembrei o conterrâneo Jackson do Pandeiro (1919-1982), que diria "esse jogo não pode ser 1 a 1").


MUNDIAL DE 1958

A Seleção Brasileira sagrou-se campeã em 1958. Foi uma campanha fantástica, com Pelé e Garrincha botando prá quebrar, sem falar no Didi, no Vavá, no Zagalo... O time de Feola não era brinquedo, não.
No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, se acha uma raridade entre tantas: uma coleção dos Fósforos de segurança universal, com centenas de caixinhas que traziam propagandas diversas de candidatos a cargos eletivos e até de craques da seleção brasileira, campeã de 1958 (reprodução acima). Da mesma coleção, se acha também uma curiosa e violenta propaganda contra o Comunismo. Iniciada no princípio dos anos de 1960 que resultou na tomada do poder pelos militares, em 1964. A URSS tem raízes fincadas na Revolução de 1917 e na Guerra Civil de 1918. Criada, oficialmente em 1922, a URSS foi dissolvida em 1991. Isso é história.
A Copa de 58 rendeu poucas, mas boas músicas,. Entre essas músicas, o clássico A Escola de Feola.






POSTAGENS MAIS VISTAS