Seguir o blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

TRAGÉDIA, CARNAVAL E CINZAS


A água que tem despencado do céu vem deixando um rastro de mortes, em vários pontos do país.
Em São Sebastião, bela cidade localizada ao norte do litoral paulista, com cerca de 100 mil habitantes, entrou em parafuso no último fim de semana. Foram cerca de 700mm em 24 horas, de sábado para domingo. Isso quer dizer que choveu cerca de 700 litros de água num espaço de um metro quadrado. É volume grande, coisa feia do modo como caiu.
Até agora, no momento em que dito estas benditas linhas, equipes de salvamento retiraram 48 corpos que se achavam encobertos por lama e destroços diversos. Há notícia de que pelo menos 40 pessoas continuam desaparecidas. É grande o número de desabrigados.
Forças políticas estão juntas, unidas, trabalhando na tentativa de salvar gente e minimizar a situação.
O prefeito de São Sebastião é o PSDBista Felipe Augusto.
O governador Tarcísio Freitas, do Republicanos, está de mãos dadas com o prefeito. Juntando tudo, o presidente Lula está garantindo recursos necessários para reconstruir a cidade. Assim é que deve ser, independentemente de siglas e ideologias políticas.
Helicópteros do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar de São Paulo estão fazendo o que é possível fazer, segundo diz o governador.
Amanhã 23 um navio de grande porte da Marinha, com 300 leitos e mais de 20 médicos, aportará na região para receber feridos.
Diante dos problemas provocados pela chuva, o Carnaval do litoral Norte paulista foi cancelado.
São Sebastião, o mais antigo município da região, recebeu esse nome em homenagem ao santo do dia. Nesse dia, 20 de janeiro de 1502, navegava pelas proximidades o italiano Américo Vespúcio. Curiosidade: Vespúcio morreu num dia como o de hoje, 22 de fevereiro, quinze dias antes de completar 58 anos de idade em 1512, na Espanha.
Os primeiros habitantes de São Sebastião foram os índios tupinambás.
Na Capital paulista a vencedora dos desfiles foi a Mocidade Alegre, com o samba-enredo Yasuke. 
Na disputa pelo primeiro lugar, a Mancha Verde perdeu por um décimo.
A vida continua, nessa quarta-feira de Cinzas.

POSTAGENS MAIS VISTAS