Seguir o blog

quarta-feira, 22 de julho de 2020

MAIS UM SANFONEIRO NO CÉU

Pinto do Acordeon e o seu biografo, Onaldo Queiroga
O poeta do acordeon, Pinto, morreu no começo da madrugada de ontem 21. O fato se deu numa enfermaria do hospital Beneficência Portuguesa, cá em sampa.
Seu corpo foi velado em João Pessoa e sepultado em Patos, no sertão paraibano.
Pinto do Acordeon, de batismo, Francisco Ferreira Lima, nasceu em fevereiro de 1948. O lugar onde isso se deu foi Conceição, cidade do Vale do Piancó. Tinha, pois, 72 anos de idade quando um câncer o levou para reencontro com Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e outros e outros sanfoneiros que já há anos fazem festa no Céu (https://assisangelo.blogspot.com/2013/05/pinto-do-acordeon-no-programa-do-jo.html
Em 2015, o juiz de direito e apreciador da música popular, Onaldo Queiroga, publicou o livro Por Amor ao Forró. O livro começa com uma bela entrevista de Onaldo com Pinto. 
Há vários depoimentos de artistas sobre o famoso sanfoneiro. 
Sobre Pinto do Acordeon, Onaldo Queiroga inseriu um texto meu no seu livro.
Na noite de 2013, o ator e ex apresentador de televisão Jô Soares recebeu no seu extinto programa, na Globo, Pinto para uma entrevista. Acompanhe:


FLORESTAN FERNANDES: 100 ANOS

O sociólogo paulistano Florestan Fernandes nasceu há exatamente 100 anos, isto é: no dia 22 de julho de 1920. De origem humilde, Florestan nem chegou a conhecer o pai. Filho único, comeu pão que o diabo amassou. Foi engraxate, garçom e tal. Formou-se na USP. Deixou uma obra fascinante e seis filhos. Com um deles, Florestan Fernandes Junior, cheguei a trabalhar na Tv Manchete, O Globo. O velho Florestan é até hoje um orgulho para o Brasil.   

POSTAGENS MAIS VISTAS