Seguir o blog

terça-feira, 16 de maio de 2023

HÁ 100 ANOS NASCIA VASSOURINHA

 
O jovem paulistano Mário Ramos de Oliveira passou pelo mundo que nem um cometa. Foi brevíssima a sua presença entre nós.
Esse Mário Ramos nasceu no dia 16 de maio de 1923 e, com 12 anos de idade, foi "contratado" como contínuo da Rádio Record. Era um menino alegre, cheio de graça. Todo mundo gostava dele. Suas tarefas ele as desenvolvia cantarolando. Era afinado, muito bem afinado. Voz gostosa, possante.
Perguntei certa vez ao radialista Raul Duarte, ali num ano qualquer dos 80, como era o garoto Mário. E ele disse-me o que digo aí acima, e tal. Eu quis saber de Raul se ele sabia das origens do Mário. Sabia nada ou muito pouco.
A cantora paulistana Isaurinha Garcia também pouco sabia a respeito do jovem Mário Ramos de Oliveira, ao lado de quem se apresentou poucas vezes. Pouquíssimas.
Em 1940, um pouquinho antes talvez, Mário deixou momentaneamente a rádio Record e foi tentar carreira no Rio de Janeiro, na Rádio Clube do Brasil.
Foi no Rio que Mário Ramos conheceu o compositor Braguinha, que fora parceiro do mestre Noel Rosa. Braguinha, ou João de Barro, tinha muito trânsito nas gravadoras cariocas. Chegou a ser, aliás, diretor da extinta Continental. Mas foi na Columbia, que viraria Continental, a gravadora que abriu as portas para Mário gravar seus únicos seis discos de 78 rpm. No total, foram 12 músicas que o jovem artista nos legou.
Mário Ramos de Oliveira entrou para a história da nossa música popular como Vassourinha.
O primeiro disco que Vassourinha gravou, em 1941, trouxe os choros Seu Libório, de Braguinha e Alberto Ribeiro e Juraci de Ciro de Sousa e Antônio Almeida.
Vassourinha morreu no dia 3 de agosto de 1942, provavelmente de tuberculose.
Pois é, incrível: por que não se fez ou se faz nenhuma comemoraçãozinha em lembrança desse grande artista, hein?
 
Ouça Seu Libório:

POSTAGENS MAIS VISTAS