Seguir o blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

HOJE É DIA DO COMPOSITOR

Em 1942, o compositor Herivelton Martins (1912-92) integrava o Trio de Ouro, formado por sua mulher Dalva de Oliveira (1917-72) e Nilo Chagas (1917-73). Faziam um sucesso danado. 
Naquele ano, já muito famoso, Herivelton ajudou a fundar a União Brasileira de Compositores, UBC.
São muitos e muitos os autores de música popular e erudita. 
Hoje é o Dia do Compositor Brasileiro. Esse dia foi criado em 1948, por iniciativa de Herivelton.
A primeira pessoa a compor uma música no Brasil foi a carioca Francisca Edwiges Neves Gonzaga (18947-1935).
A história dessa Chiquinha é uma história fantástica. O pai praticamente a obrigou a casar-se com 15 anos de idade. Teve dois ou três filhos e deu no pé, deixando o maridão a ver navios. Era um militar.
É de Chiquinha Gonzaga a primeira marchinha de Carnaval: Ó Abre Alas. Essa música só seria gravada na íntegra no começo dos anos de 1970.
O primeiro compositor a ter uma música gravada em disco, no Brasil, foi Xisto Bahia (1841-94), que durante muito tempo atuou nos palcos carioca como ator. Era soteropolitano.
A música de Xisto chamou-se Isto é Bom, incluída no primeiro disco (78rpm) gravado em nosso País. O intérprete foi Baiano, de batismo Manoel Pedro dos Santos (1870-1944). Era natural de Santo Amaro da Purificação, BA.
Datas efêmeras como o Dia do Compositor servem de reflexão.
Herivelton Martins era, segundo dizem, uma pessoa pessoa de difícil trato. E violenta. Existem muitas histórias a seu respeito. Graves. Apesar de tudo, ele deixou muitas músicas e clássicos como Ave Maria no Morro, gravada por muita gente. A primeira gravação dessa música foi feita pelo Trio de Ouro, em 1942. Ouça: 

MACHADO DE ASSIS

Ouvi a pouco no JH, da Plim Plim, notícia dando conta de que uma historiadora acaba de descobrir um texto de Machado de Assis (1839-1908), inédito em livro. Esse texto, sem assinatura, foi publicado numa revista carioca em 1859. É um texto de 3 páginas sobre a vida do imperador Pedro II

APARECIDA, A RAINHA DO BRASIL


Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada rainha e padroeira do Brasil no dia 26 de julho de 1930 pelo Papa Pio XI.
Todos os anos milhares e milhares de fiéis rumam de várias partes do País em direção ao município de Aparecida, localizado a pouco mais de 170 Km da Capital paulista.
Os romeiros, homens e mulheres, caminham cerca de 30 Km por dia até chegar ao lugar.
Muitos carregam até cruzes. Vão todos pagar promessas alcançadas.
Na manhã de hoje 7 a via Dutra estava com seus acostamentos apinhados de devotos da santa.
Os registros acima, exclusivos para este blog, foram flagrados na região de Jacareí, próximo a São José dos Campos, pelo radialista Carlos Sílvio, colaborador ativo do Instituto Memória Brasil (IBM). Clique: https://institutomemoriabrasil.com.br/
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um dos mais de 1100 nomes dados à Maria, Mãe de Jesus. Confira: TÍTULOS DE MARIA
A padroeira do Brasil já inspirou centenas de artistas brasileiros.
O paulista Renato Teixeira escreveu um clássico. Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=Vk3QacFdxnY
E o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, emprestou a sua potente voz à canção Padroeira do Brasil, de Raimundo Grangeiro. Ouça:

 


POSTAGENS MAIS VISTAS