Seguir o blog

quarta-feira, 14 de março de 2018

HOJE É DIA DE LUIZ GONZAGA. E VIVA ANTENÓGENES!

O Brasil é um país rico em tudo, e sobre todos os aspectos.
O Brasil é um país cheio de contradições e belezas.
Meu amigo, minha amiga, no último dia do mês de março de 1964, nos pregaram uma peça, gravíssima: o 1º de abril. Com isso o Brasil entrou num processo profundo de escuridão com muita gente morta e de-sa-pa-re-ci-da.
Antes deste ano profano, o Brasil apresentou uma coisa bem bonita: o sanfoneiro Luiz Gonzaga, que viraria Rei do baião, do Forró, do xaxado, do xote e etecetera e tal.
Na tarde do dia 14 de março de 1941 um jovem recém saído do Exército, corneteiro 122, identificado como Luiz Gonzaga do Nascimento, pernambucano de Exu, abria, rasgava a sanfona que carregava no peito e botava prá quebrar...Nesse dia, Luiz Gonzaga discretamente começava a aparecer ao Brasil, e depois ao mundo, como o maior sanfoneiro do País.
Nunca houve no Brasil dois Luiz Gonzaga. E também nunca houve no nosso País dois Antenógenes Silva.
Gonzaga foiu discípulo de Antenógenes Silva. Disse-me Antenógenes chegou a ser afinador de sanfona de Luiz Gonzaga. A propósito tenho uma gravação do Antenógenes dizendo prá mim exatamente isso. E ele dizia com firmeza: Luiz Gonzaga foi melhor do que eu na sanfona. Antenógenes Silva, ídolo de Luiz Gonzaga foi o único artista da América do Sul a acompanhar à sanfona o criador do tango, Carlos Gardel. E isso, desse jeito dito e gravado em fita cassete, que se acha no Instituto Memória Brasil, IMB. Entrevista que fiz com ele, Antenógenes. E essa é a história, e tudo segue.
No dia 14 de março de 1941, Luiz Gonzaga gravou de uma só vez nesse dia 4 músicas, uma delas foi Vira e Mexe, ouçam:




VERGONHA MUNICIPAL

Hoje 14 os brasileiros moradores de São Paulo, Capital, viveram um dia de 64,65,66,67, 68... O povo pedindo ordem e justiça e a polícia, comandada pelo prefeito Dória, à moda do governador Alkmim, seu padrinho,  mandando bala na forma de bomba de gás de pimenta e gás lacrimogênio. Isso tudo à tarde, diante da Câmara Municipal de vereadores, ali junto do viaduto Jacareí. Um horror! Mas é a velha história: o poder lascando o povo. Até quando?? Vamos pensar para escolhermos melhor os nossos governantes, certo?

POSTAGENS MAIS VISTAS