Seguir o blog

domingo, 5 de agosto de 2018

VIVA A MINEIRINHA FATEL!





No acervo do Instituto Memória Brasil- IMB, se acham os discos de Fatel, aí na foto, os 2 últimos LPs

Maria de Fátima Barbosa, vocês conhecem esse nome pomposo, ilustrado, bonito e enfeitado de letras bonitas?Nãaaao!? e Fatel, vocês conhecem?
Pois bem, Maria de Fátima Barbosa é o nome de batismo da cantora de voz privilegiada, bonita encantada, que o mundo da música conhece como  Fatel. E o povo, também.
Fatel  é mineira de Montes Claros, mesma terra onde nasceu a  presidente do STF,  Carmem Lúcia.
No começo da segunda parte dos anos 1980, Fatel começou a mostrar sua bela voz aos bons ouvidos do Brasil. Primeiro lançou um compacto, depois um LP (87), depois um LP (91) e depois mais outro LP (94). 
Após o fim do vinil, Fatel lançou 3 Cds à praça. 
O segundo LP de Fatel (Forró Pic Plic Plá) quem o apresentou  em texto de contracapa fui eu . O terceiro, o ator Lima Duarte. Lima é mineiro, como Guimarães Rosa e Téo Azevedo.  Teo aliás,  foi quem produziu os LPs de Fatel.
Na minha trajetória de vida conheci pessoas fantásticas, mulheres fantásticas que me ensinaram muito.
Inesita Barroso e a rainha do baião,  Carmélia Alves, diziam ter o maior orgulho do mundo pela idade que tinham.
Inesita chegou aos 90 anos e Carmélia aos 80. Eram felizes, riam à toa e tiravam onda de pessoas que tem por hábito esconder a idade, negar o tempo. Que bobagem essa de não assumir a idade!
Anastácia, a rainha do forró, alardeia aos quatro ventos,  com a maior naturalidade seus 78 aninhos feito em maio deste  ano, com direito a festa e tudo mais. Eu estive lá. Fatel e Luis Wilson também.Ela tá que tá, gravando CD novo, gravando DVD e se preparando para fazer a primeira  tourné na Europa afora. O CD e o DVD estão na boca do forno para sair com a chancela da gravadora Atração.
Marines, a rainha do xaxado também adorava dizer publicamente a idade que tinha. Um dia eu reuni as três rainhas Anastácia, Carmélia e Marines no programa São Paulo Capital Nordeste, que eu apresentei por mais de 6 anos na rádio Capital AM 1040.Confiram: http://assisangelo.blogspot.com/2010/12/carmelia-esta-no-retiro-dos-artistas.html
Fatel é uma dessas pessoas incríveis que conheci. A propósito, ela acaba de me telefonar para dizer, feliz da vida, os 60 anos de idade que completou  3 dias atrás. Vai ter festa hoje no Feijão de Corda da Avenida Francisco Morato. Curiosidade: ela nasceu no dia 2 de agosto, mesmo dia do encantamento do rei do baião Luiz Gonzaga.Fatel canta como um sabiá. Confiram:



PARAIBA MULHER MACHO
Hoje os pessoenses estão em festa, motivo: o aniversário de fundação da cidade. Antes de a capital Paraibana receber o nome definitivo, João Pessoa, teve outros 4 nomes, o primeiro deles Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Confiram, nos links abaixo, a cidade onde nasci.




POSTAGENS MAIS VISTAS