Seguir o blog

segunda-feira, 6 de maio de 2019

LAERTE É AVERROES




Fotos de Lúcia Agostini

A enorme área conhecida como Jardins de Soraya localizado na Vila Cordeiro, Localizada na zona sul da Capital paulista, ficou pequena para acolher a todos os amigos e admiradores de Laerte (acima, em vários momentos). Na ocasião,  ela recebeu o prêmio Averroes concedido anualmente pela direção do Hospital Premier a pessoas que se sobressaem na ciência, educação e arte. Estive lá ontem 5 testemunhando a alegria da premiada e de todos nós, claro.
Laerte estava elegantérrima dentro de uma saia longa e uma blusa laranja muito bem trabalhada, com barra e detalhes coloridos. Com óculos discreto Ela fez-se completa com um belo chapéu de palha clara. Brincos, pulseiras e os lábios pintados de vermelho davam-lhe graça especial. Arrasou!

Laerte é dona de um traço marcante no humor brasileiro. É caustico e lírico, ás vezes. Brinca com fogo e não se queima. Brilhante em todos os sentidos artísticos e pessoais.
Paulistana da safra de 1951, Laerte Coutinho abraçou a carreira de cartunista em 1974 , depois de estudar jornalismo na USP. Seu primeiro cartoon publicado foi no extinto jornal Gazeta Mercantil e depois não parou mais.
Conheci Laerte no Diário Folha de S. Paulo, para o qual trabalhamos. Firmando-se na história com seu traço originalíssimo e eu escrevendo no suplemente dominical Folhetim. Corria o ano de 77 ou 78. No mesmo folhetim, que não existe mais, também publicavam Angeli, Glauco e outros mestres. Angeli (1956), Glauco (1957-2010) e Laerte  formaram o inigualável e inimitável trio de cabras da peste Los Três Amigos. Esse trio (abaixo) apareceu pela primeira vez no número 12 da memorável revista Chiclete com Banana, de 1985.
Na solenidade de premiação reencontrei velhos camaradas como Elifas Andreato; Ricardo Carvalho, o Ricardão; Sergio Gomes, o Serjão; os músicos Ivan Vilela e Toninho Carrasqueira, Palmério Dória, Vanira e as filhas Juliana e Mariana. Ao lado delas, impossível não lembrar o velho guerreiro Audálio Dantas (1929-2018). Ah sim! todo prosa também estava o superintendendo do Premier Samir Salman.






AUDÁLIO DANTAS

O jornalista alagoano Audálio Dantas recebeu o Prêmio Averroes no dia 9 de dezembro de 2017. Clique:





POSTAGENS MAIS VISTAS