Seguir o blog

sábado, 28 de outubro de 2017

FEBRE AMARELA, DUMAS, VERDI E ALENCAR

No começo da segunda parte da década de 50 do século 19 houve, no Brasil, um grande surto de febre amarela. Muita gente padeceu, muita gente morreu.
A febre amarela, segundo o governo, está erradicada. E se assim é, não devemos temê-la. Porém, há um porém, como dizia o esbaforido Plínio Marcos.
Do ano passado até maqui, pelo menos 300 brasileiros sucumbiram vítimas da febre amarela, Pois, pois. E como uma história puxa a outra lembrei-me de um belíssimo romance do grande cearense José de Alencar (1829-1877). Esse romance foi publicado em 1862.
Título: Lucíola. 
A personagem principal de Lucíola é Lúcia, "pseudônimo" de Maria da Glória.
Lúcia é uma cortesã e caiu na vida ali pelos 16 anos de idade. Aliás, as mais belas personagens de Alencar são Lolitas; jovens, muito jovens.
O pai, a mãe, irmãos de Lúcia são vítimas da febre amarela do tempo do Império a que me refiro lá em cima. Ela escapou da febre e, para ajudar os familiares, passou a alugar o próprio corpo. E assim foi até os familiares morrerem. Quando o pai soube da forma como Lúcia arrumava dinheiro a expulsou de casa.
O romance Lucíola retrata uma realidade patriarcal que ainda hoje impera em muitos cantos.
Lucíola foi baseado no romance A Dama das Camélias de Alexandre Dumas, filho do autor de Os Três Mosqueteiros. Mas bastardo, filho bastardo de Alexandre Dumas, pai. O romance de Dumas filho inspirou muitos outros autores espalhados mundo afora. No campo da música inclusive.
A Dama das Camélias, Marguerith, foi publicado no ano de 1848. Cinco anos depois, o mestre italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) levou à cena uma de suas 3 primeiras obras primas: La Traviata, em português algo como A Transviada ou a Decaída... Essa ópera teve por inspiração o mesmo romance do famoso autor francês. Na ópera, a personagem morre tísica. O fim é trágico, como trágico também é o fim de Lúcia. Mas não vou contar.
Uma curiosidade: José de Alencar morreu de Tuberculose, e a personagem do seu primeiro romance, 5 Minutos, fica tuberculosa mas escapa e vive para sempre com o homem dos seus sonhos...
Tomara que a febre amarela que o governo brasileiro diz estar erradicada não mate mais ninguém.
Ah! Vocês lembram dessa marchinha? 



O romance de Dumas ganhou inúmeras versões no Teatro, cinema e até na literatura de Cordel, Greta Garbo foi garbosa no papel de Marguerite, como garbosa foi Maria Callas no papel de Violeta (Marguerite) na ópera de Verdi. Veja:



POSTAGENS MAIS VISTAS