Seguir o blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AS ORIGENS DO JORNALISTAS&CIA

Com edição ininterrupta, o Jornalistas&Cia firma-se como o mais longevo, moderno e ágil newsletter brasileiro, criado pelo paulistano Eduardo Ribeiro há 18 anos.
A sua origem está ligada à coluna Moagem, que virou Fax Moagem (acima, o nº 1), que virou, enfim, J&C.
No começo, a principal finalidade do boletim era informar o paradeiro dos profissionais; se continuavam trabalhando ou não nesse ou naquele jornal ou revista etc.
O seu porto inicial foi o jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Com o passar do tempo, outros motivos e pautas foram identificados e incorporados às editorias e páginas do informativo que hoje conta com cerca de 30 mil assinantes em todo o País.
Do dia a dia do Jornalistas&Cia faz parte, hoje, uma ampla e movimentada agenda de eventos, incluindo prêmios jornalísticos, seminários relacionados à comunicação e discussões em torno do futuro da imprensa, como o ocorrido anteontem à noite durante sessão de homenagem de aniversário no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo: Olhares Mutantes – Horizontes da Comunicação Corporativa, que contou com a presença à mesa de conhecidos jornalistas, entre os quais Audálio Dantas, Marco Rossi, Decio Paes Manso e Carlos Chaparro, além de Eduardo Ribeiro e o presidente da Câmara, jornalista vereador José Américo Dias.
Na ocasião e após uma verdadeira aula de Jornalismo, Audálio afirmou que os integrantes da chamada Mídia Ninja não têm respaldo legal dos jornalistas profissionais, tampouco do Sindicato paulista, no que foi contestado por Chaparro, que disse que o Jornalismo tem de se adaptar ao mundo e não o contrário.
Os “ninjas” debutaram nas manifestações de rua em junho passado. 
Longa vida ao J&C.

INSTITUTO MEMÓRIA BRASIL
Este mês completaram-se dois anos que reunimos amigos para fundar o Instituto Memória Brasil, IMB. 
Dessa reunião participaram, entre outros, o advogado Jorge Melo e os jornalistas Roniwalter Jatobá e Eduardo Ribeiro. 
O IMB foi legalmente fundado no dia 3 de outubro de 2011. 
Saiba o que significa o IMB lendo uma entrevista publicada no Jornalistas&Cia, edição nº 812.
Clique:

POSTAGENS MAIS VISTAS