Seguir o blog

sábado, 23 de julho de 2022

ALDO REBELO, UM CANTADOR DE GESTAÇÃO (1)

Que Aldo Rebelo é alagoano de Viçosa, todo mundo sabe.
Que o alagoano Aldo Rebelo é político, todo mundo sabe. E como político Aldo Rebelo começou a carreira como vereador, em São Paulo. E foi o povo de São Paulo que o elegeu seis vezes seguidas deputado federal.
Que Aldo Rebelo foi ministro de pastas diferentes quatro vezes, poucos sabem. E pouquíssimos sabem, ou lembram, que Aldo Rebelo foi presidente da União Nacional dos Estudantes, UNE.
E pensar que Aldo foi ministro da pasta hoje ocupada pelo general lambe-botas Paulo Sérgio, chega ser uma loucura.
Ah! É certo que poucos lembram que Aldo Rebelo foi também presidente da Câmara dos Deputados, no tempo de Ulysses (1916-1992) e Arraes (1916-2005).
“Hoje, na Câmara e no Senado, está tudo esculhambado. O nível de parlamentar é outro, infelizmente”, carimba Aldo Rebelo.
Além disso tudo e de opiniões claras, Aldo Rebelo é jornalista e escritor. Dos bons.
Dia desse, Aldo passou em casa e me apanhou para comer uma carne de sol típica do Nordeste e fomospara um restaurante baião, na zona Sul de Sampa. E comigo também foi o amigo Atilio Bari, dono de uma risada excepcional. No restaurante nos encontramos com o poeta Moreira de Acopiara e o cantador repentista Sebastião Marinho. Lá também estavam o radialista Carlos Silvio, Padre Ney e a presidenta do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira, Conceição Reis.
Sebastião Marinho e sua viola
Pouquíssimas pessoas, repito, pouquíssimas pessoas sabem que Aldo Rebelo é um piadista e um contador de causos fora de série.
Aldo contou, de maneira muito própria, que foi amigo do pernambucano Miguel Arraes. E também do paraibano Ronaldo Cunha Lima. E lá vem ele: “Arraes gostava de molhar o bico com água que passarinho não bebe. Um dia lhe aconselharam a parar de beber. E se continuasse, diminuísse. Bebida traz problemas para a saúde. E Arraes, no risinho sarcástico, disse que sabia disso, tanto que andava no carro com um médico, o Dr. Johnnie Walker”.
Mas além de whisky, o ex-governador de Pernambuco bebia boas cachaças.

POSTAGENS MAIS VISTAS