Seguir o blog

sexta-feira, 31 de março de 2023

O BRASIL SOBREVIVEU AO GOLPE MILITAR. VIVA A DEMOCRACIA!

Na manhã do dia 31 de março de 1964, sob o comando do general Mourão Filho (1900-1972), milhares de soldados marchavam de Minas para o extinto Estado da Guanabara pela rodovia 040. O propósito era apear do poder o presidente João Goulart, acusado pelas forças armadas de ser comunista.
Comunista?
Goulart, chamado de Jango, era um possante fazendeiro no Rio Grande do Sul com ideias voltadas ao bem do Brasil.
As tropas de Mourão Filho alcançaram a Guanabara na madrugada de 1º de abril. Tanques na rua e tal. O povo, de boca aberta, foi pego de surpresa. E Jango caiu. No seu lugar assumiu por breve tempo uma junta militar.
A queda de Jango pôs fim à Quarta República, iniciada em 1889.
Os militares ficaram dando ordens e massacrando civis durante 21 anos, ininterruptamente.
A Quinta República começou em 1985, quando o mineiro Tancredo Neves foi escolhido presidente por um colégio eleitoral. O resto é história.
A rodovia 040 ficou conhecida como BR-3 que, em 1970, ganhou uma música no gênero soul feita por Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. Essa música, BR-3, ganhou o 1º lugar no V Festival Internacional da Canção promovido e realizado pela TV Globo no dia 25 de outubro de 1970, no Maracanãzinho. Foi defendida por Tony Tornado, acompanhado pelo Trio Ternura. Pra lembrar, clique:


A respeito do golpe de 64, leia mais: A DEMOCRACIA NÃO VESTE FARDA DITADURA MILITAR: TRISTE LEMBRANÇA ÁUDIOS CONFIRMAM O ÓBVIO: A DITADURA MATOU ÓBVIO, DITADURA NUNCA MAIS DEMOCRACIA SEMPRE

MEDO E DELÍRIO EM BRASÍLIA

Tem muita coisa boa rolando na Internet. Há ótimos podcasts, como Medo e Delírio em Brasília, produzido e levado avante por uma certa Rádio Novelo. O pessoal desse podcast junta realidade com ficção. É pra morrer, ou viver de rir, sei lá! Quem descobriu essa joia foi a minha filha Clarissa. É ótimo. Na edição de hoje, aí embaixo, o ministro Flávio Dino, da Justiça, dá um banho de crítica e sabedoria nos integrantes da CCJ que o "convidaram" para questionamentos. Não percam e passem pra frente, pois vale a pena:

POSTAGENS MAIS VISTAS