Seguir o blog

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

VIVA A LITERATURA DE CORDEL!

 
 
Passamos nós ou o tempo?
Independentemente da resposta seja de que jeito for, o fato é que há 20 anos eu inventei de criar um concurso para incentivar e descobrir poetas da chamada Literatura de Cordel.
Eu disse há 20 anos?
Na verdade foi em 2002 que pus na rua o 1º Concurso Paulista de Literatura de Cordel. À época eu estava à frente do departamento de imprensa da Cia do Metropolitano de São Paulo. Foi sucesso, com profissionais e amadores enviando dezenas e dezenas de textos que obedeciam o que pedíamos no edital. O tema era o Metrô e tal. Foram escolhidos por uma banca especial 20 autores. Os três primeiros lugares foram premiados com computadores, impressoras e troféu. Esse concurso resultou na impressão de 200 mil folhetos acoplados em caixinhas especiais e assim distribuídos gratuitamente na rede estadual de ensino de São Paulo.
Em 2003, levamos à praça a 2ª edição do Concurso. O tema ampliamos e os participantes desenvolveram seus textos sobre a importância dos trens metropolitanos, CPTM, além do Metrô. Sucesso. Dessa vez foram publicados 210 mil folhetos, também distribuídos na rede pública de ensino.
Foi uma coisa legal.
Desses dois concursos participaram centenas de autores, porém somente 40 foram premiados e tiveram suas obras publicadas. Clique na imagem ao lado e saiba quem participou.
Há poucos dias o Metrô lembrou desses concursos promovendo uma exposição das capas dos folhetos na estação República. Começou no dia 2 de agosto e terminou no dia 4 de setembro. Mas quem não pôde visitá-la pode acessá-la no site do Metrô: 20 anos dos Concursos Paulistas de Literatura de Cordel
As capas dos folhetos e cartazes de divulgação foram criados pelo cearense Klévisson Viana e a potiguar Nireuda Longobardi.
A título de curiosidade: em 2001 o jornalista Audálio Dantas me chamou pra ajudá-lo a contar a história do cordel no Sesc Pompéia. A exposição ganhou o título 100 Anos de Cordel. Dezenas de cantadores repentistas participaram do evento. Cuidei dessa parte e da parte dos discos com gravações do gênero. Coisa bonita.
Em 2017 o mesmo Audálio me convidou para um depoimento no Centro de Documentação do Sesc. E lá fui eu. Valeu. E viva a Cultura Popular!
Ah! Sim: o tempo voa. 
Participei das comemorações dos 31 anos de existência do programa Globo Rural, que brindou os telespectadores com um especial sobre o cordel. Clique e curta:

POSTAGENS MAIS VISTAS