Seguir o blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

FORRÓ É SAÚDE E LONGEVIDADE

Luiz Gonzaga gostava de uma ceverjinha... Com o Assis
Setenta...
Hmmm... Bom, nos dedos: oitenta, noventa, cem, cento e dez, cento e vinte...
Pois é, falta 50 aninhos pra o papai aqui chegar lá. É muito tempo, não é?
No meu caso, no meu caso mesmo, os dias tem no mínimo 48 horas. Demoram a passar. É o que eu acho.
Setenta... Hmmm...
Quando o Rei do Baião nasceu, o goiano de Anicuns Andrelino Vieira da Silva já tinha 11 anos de idade e fazia o que todo mundo do campo faz: cuidar da lavoura e da vida.
Luiz Gonzaga, quando menino/adolescente, também cuidou da lavoura metendo aqui e acolá a enxada no chão. E nas horas vagas, digamos assim, observava o pai Januário ajeitando sanfona. Gostava do que via e não deu outra: trocou a enxada pela sanfona, a contragosto da mãe Santana.
O que é que há em comum entre Andrelino e Gonzaga, hein?
Andrelino gosta de forró até hoje, forró que foi inventado pelo Rei do Baião.
O que mais? 
Andrelino, além de forró, é chegado a uma boa cachacinha.
Gonzaga sempre gostou de cachaça, de uma boa cachacinha, mas um dia encheu a cara e pensou fazer diabruras contra o pai da jovem que amava. E aí deu zebra: o pai e a mãe pegaram-no pra valer. Foi uma surra dos infernos! E foi assim que Gonzaga deixou de beber cachaça, mas uma cervejinha e um conhaquezinho sempre caíam bem no seu gogó.
Dançando o que dança e bebendo o que bebe, Andrelino vai chegar à idade de Matusalém.

CAMINHADA DO FORRÓ

No próximo sábado 17, às 15h, forrozeiros de todas as idades e sexos sairão da Praça Manoel da Nóbrega em caminhada festiva por ruas do Centro histórico. Esperam-se cerca de 200 forrozeiros tocando zabumba, triângulo, sanfona, o escambau. Fortalecendo a caminhada estarão as cantoras e cantores Fatel Barbosa, Luís Wilson, Dantas do Forró, Cacá Lopes, Trio Virgulino, Neide Gara-pé, Maria Fulô, Valentina Guillén e a rainha de todos os forrozeiros: Anastácia. À frente da tropa, o "espalhabrasa" Zé Geraldo.
Para fazer o seu dia mais alegre, clique:

FUTEBOL: DOMINGO TEM NOVO TRICAMPEÃO MUNDIAL

 
Gostei. Jogaram que nem gigantes. Estou falando dos marroquinos ontem 14, num estádio do Catar. Esperava mais e menos da França. Mas os franceses são bons. São bi. Bicampeões, entenda-se.
Os franceses jogam domingo 18 contra "los hermanos argentinos".
A parada vai ser das melhores, a partir das 16h. O duelo, bom duelo, será Messi x Mbappé. Messi nasceu em Rosário e Mbappé, Paris. O pai é camaronês e a mãe, argelina.
Pouco antes de o jogo Marrocos x França, o amigo Peter Alouche telefona pra perguntar por quem eu iria torcer. Resumi: a França vai ganhar de 2 a 0 e disputar o mundial do futebol com a Argentina. A princípio ele não entendeu, mas uma meia hora depois caiu na risada. "É, se acontecer você estará de parabéns", disse.
Após o jogo, que resultou no 2 a 0 para os franceses, o craque do cartum Fausto telefona pra dizer que gostou do jogo e que esperava, de fato, a final entre Argentina e França. "Essa parada será dos nossos hermanos", disse e meia hora depois nos mandou a charge acima.
Sábado 17, a partir do meio dia, marroquinos e croatas disputaram o 3º lugar da Copa.
De Marrocos x França sairá, de qualquer modo, o Tricampeão de futebol.
O Brasil é Penta e pra lembrar, clique:
 

DERROTA DA SELEÇÃO

A imprensa mundial continua repercutindo o churrasco banhado a ouro deglutido por craques e ex-craques da Seleção brasileira, no Catar. Foi uma farra. Nada contra farra. Ando na linha do Lula: um churrasquinho e uma ceverjinha, num feriado ou fim de semana, não faz mal. É bom. Uma festinha como fez o Neymar anteontem na sua casinha no Rio, também não faz mal. Né não? E chega de choro, gente! 
Hmm... Agora, cá pra nós, quem come ouro, faz o quê no dia seguinte?

POSTAGENS MAIS VISTAS