Seguir o blog

domingo, 2 de julho de 2023

TÉO AZEVEDO, ENFIM: 80 ANOS

 
Exatos 120 anos depois da declaração da Independência da Bahia, nasce na região de Alto Belo, Minas, o compositor e violeiro Téo Azevedo. Também cantador dos bons, voz forte e afinada. Como produtor musical, é o mais profícuo da história da nossa música popular. Tem mais de 2 mil títulos no currículo.
Téo, depois de servir o Exército, partiu em direção da música regional para fazer história. Tem vários LPs e CDs gravados cantando e acompanhando-se à viola ou violão.
Da cultura popular mineira e folclórica, Téo Azevedo sabe de tudo e um pouco mais. À propósito, já publicou uma dúzia de livros sobre o assunto. O último tem por título Léxico Catrumano. 
Nascido no dia da independência baiana, exatamente no dia 2 de julho, Téo está completando hoje 80 anos de idade. Tem filhos e muita história pra contar.
Neste domingo 2 os baianos comemoram o bicentenário de sua Independência. O presidente Lula estará lá participando da solenidade.
Meu amigo, minha amiga, você conhece a história da Independência da Bahia?
Muitas mulheres participaram das batalhas que findaram pela independência da Bahia. Entre essas mulheres, a religiosa Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria.
Maria Quitéria foi a primeira soldada do Exército brasileiro, do qual é patrona desde 1953. Leia: EXEMPLOS DA CORAGEM FEMININA e NEGREIROS ETERNOS
Em Alto Belo, MG, a população local em peso vai participar hoje da programação alusiva às comemorações dos 80 anos de Téo Azevedo. Acima, ouça entrevista que fiz com Téo. E ainda sobre ele autor de centenas e centenas de músicas, escrevi um texto poético que foi musicado por Cacá Lopes e Luiz Wilson. Esse texto, esse poema, eu o escrevi na primeira pessoa. Título: O Cantador de Alto Belo. Ouça:

LEIA MAIS: VIVA TÉO AZEVEDO! • TÉO AZEVEDO É DESCOBERTO NA ALEMANHA • TEO AZEVEDO, 77 • HOJE É DIA DE TÉO AZEVEDO • TÉO AZEVEDO, CIDADÃO PAULISTANO • TÉO AZEVEDO TOMA POSSE EM ACADEMIA DE LETRAS • TÉO AZEVEDO, UM CRAQUE DA NOSSA MÚSICA • EU E MEUS BOTÕES E TÉO AZEVEDO (25) • TÉO, CHEGANDO AOS 80

POSTAGENS MAIS VISTAS