Seguir o blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

AINDA SEM FINAL O CASO NERUDA

Neruda deve estar se remexendo todo no túmulo, 50 anos após sua morte.
A polêmica aumenta: foi assassinado ou vítima de câncer de próstata, no dia 23 de setembro de 1973?
Ontem 15 à tarde o advogado Rodolfo Reyes, que representa a família no processo contra o Estado chileno, garante que os laudos de que dispõe comprovam que no poeta foi injetada uma substância desconhecida.
Depois de exumado, em 2012, no corpo de Neruda foi encontrada uma bactéria conhecida como "Clostridium botulinum", cuja toxina causa botulismo.
Eu não sei bem o que é isso, mas sei que isso mata.
A juíza designada para acompanhar o caso, Paola Plaza, acha insuficientes as informações que lhes chegaram às mãos. E disse em entrevista coletiva: "Não posso assumir a responsabilidade pelo que está circulando na imprensa e se algum dos participantes teve conhecimento prévio".
O sobrinho-neto do poeta, Bernardo Reyes, disse por sua vez que "A conclusão científica não poderá determinar sua associação com um ato homicida. Sem mencionar que até 1973 ainda não havia no país, durante a ditadura, um desenvolvimento de assassinatos com técnicas químicas".
Bernardo Reyes aproveitou a ocasião pra dizer que seus parentes são "porta-vozes arrogantes, que sequer representam a família".
Isso tudo vem à baila depois que o motorista de Neruda, Manuel Arayas, revelou em 2012 que logo após receber a injeção que provavelmente lhe causou a morte, o poeta lhe telefonou para dizer que estava sentindo sintomas estranhos no corpo.
É grande e valorosa a obra do poeta chileno, traduzida em várias línguas mundo afora.
Ditadura é um horror!

PRISÃO PARA BOLSONARO

Enquanto isso o Partido Socialismo e Liberdade, PSOL, encaminha abaixo assinado ao STF pedindo a prisão do candidato a ditador do Brasil, Jair Bolsonaro, que se acha escondido em local qualquer dos EUA. No documento há cerca de 300 mil assinaturas. À respeito diz o deputado federal Guilherme Boulos:

"Bolsonaro anunciou que voltará ao Brasil em março, esperamos que volte mesmo para responder no banco dos réus pelos crimes que cometeu. Além de tudo, ele é muito covarde. Passou quatro anos desacreditando o sistema eleitoral e estimulando o golpismo no Brasil, defendendo AI 5, ditadura, tentando transformar torturador em herói. Nosso pedido é de reparação. Não é vingança, é justiça. Nenhuma ferida cicatriza se não houver reparação. Por isso, viemos entregar as quase 300 mil assinaturas que apoiam o nosso pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, como forma de reforçar o pedido que já fizemos ao Supremo Tribunal Federal. Prisão para Jair Bolsonaro, aos milicianos, aos golpistas".

POSTAGENS MAIS VISTAS