Seguir o blog

sexta-feira, 6 de março de 2020

SOMOS TODOS IGUAIS, HOMENS E MULHERES



A cantora e instrumentista Inezita Barroso
morreu no dia 8 de março de 2015.
Ela também foi uma guerreira,
despreconceituosa e ativa
A Venezuela anda quebrada e a população mais humilde, também.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro foi à televisão estatal para convocar as mulheres a engravidar. Disse ele: "Vão parir, pois, vão parir! Todas as mulheres tendo seis filhos, todas. Que cresça a pátria!".
Há muito desaforo contra as mulheres, no Brasil e em todo canto.
A Constituição brasileira, de 1988, garante no seu artigo 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
        I -  homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição...”
O Dia Internacional da Mulher é há muitos anos lembrados no dia 8 de março. O que provocou isso foi um incêndio que matou muitas operárias numa fábrica estadunidense. Esse incêndio foi provocado pelos donos da fábrica. Clique: 8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DE TUDO QUE É BOM
Em 2019, quer dizer ano passado, foram registrados 1.314 feminicídios, maior parte no Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.
Casos de feminicídio são encontrados na vida real e na literatura romanesca do Brasil, desde José de Alencar (1829-1877) a Manoel de Oliveira Paiva (1861-1892). Leia: O FEMINICÍDIO NAS ARTES.
A grande Clarisse Lispector (1920-1977) também abordou a questão feminicídio no conto A Língua do P, de 1974. Leiam: A LÍNGUA DO P
A luta das mulheres por igualdade ocorrem no mundo todo e há muito tempo. Clique:



POSTAGENS MAIS VISTAS