Seguir o blog

quarta-feira, 19 de março de 2025

EU E MEUS BOTÕES (81)

 Olá, pessoal! Tudo bem?

"Tudo bem, seu Assis!", disseram todos.

Zoião, cada vez mais solto nas estribeiras, quase sem respirar, foi perguntando: "Dia desse ou tarde dessa, o sinhô ou dona Flor disse que o livro Os Sertões acaba com o autor contando que tudo em Canudos se acabou restando apenas três sobreviventes. Ouso discordar e discordo porque li cá com os meus próprios olhos que o final do acontecido é que, aspas por favor, Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança na frente dos quais rugiam enraivecidos cinco mil soldados".

Muito bem, Zoião. Gostei.

"Eu também gostei Zoião. Você está lendo Os Sertões?", pergunta entusiasmada Flor Maria.

"Se estou lendo, dona Flor? Não, não estou lendo. Já o li", conta orgulhoso e insuspeito Zoião, acrescentando: "Aliás devo diz também, pra ficar bem claro, que Antônio Conselheiro foi acusado de matar a esposa e a própria mãe.  A acusação era vazia, sem fundamentos". 

A fala de Zoião  levou entusiasmo aos presentes, que se levantaram batendo palmas.

Zoião, eu quero dizer: essa sua fala me deixa feliz. Isso porque leitura é fundamental na nossa vida...

"O escritor paulista Monteiro Lobato disse uma vez Quem lê mais sabe mais", interrompeu Zilidoro.

Pois é, pois é, vocês estão impossíveis. Você concorda, Flor?

"Claro, claro que concordo. É muito bom, bonito mesmo, conversar com pessoas como vocês".

Num relance, Lampa dá uma espiada geral na casa (de botões) e flagra Mané e Zé cochichando sob o olhar dos manos Biu e Barrica. Sabe-se lá como, mas o fato é que o nervoso Lampa descobriu que as duas duplas estavam a falar a seu respeito. Não disse palavra, mas a sua cara de poucos amigos fez as duplas silenciarem. Eu vi o movimento e não deixei de rir. Surpreendentemente, Lampa pergunta se Euclides da Cunha escreveu sobre o Cangaço. A pergunta é dirigida à historiadora que diz:

"Lampa, Euclides não viveu no tempo de Lampião. O seu velho parente nasceu em 1898 e o autor de Os Sertões em 1866. Lampião foi morto de emboscada em 1938. Quando Euclides morreu, de tuberculose, Lampião tinha apenas 11 anos de idade. Ele caiu no cangaço no começo dos anos de 1920. Satisfeito?".

Lampa diz que sim, que está satisfeito e que gostaria de saber mais sobre o assunto. 

Barrica, quieto até então, pergunta à Flor Maria se está sabendo da doença do papa Francisco e do inferno que voltou a provocar Israel na Faixa de Gaza. Flor diz que sim.

Pois é, o mundo está pegando fogo. Dá pra perceber que a guerra deflagrada por Putin contra a Ucrânia ainda vai continuar, pois Putin não quer paz e paz também não quer na Faixa de Gaza o mandachuva de Israel, Netanyahu. E acabam de voltar à Terra os dois astronautas que foram ao espaço para um tempo de oito dias e por lá ficaram sem querer por nove meses. 

"Como é mesmo seu nome?", pergunta a historiadora dirigindo-se a Olavim, que surpreendido gagueja sem saber bem o que dizer. Fuinha pede licença pra dizer o seguinte: "Dona Flor, o Olavim é um cara que não é daqui. Digo isso e não digo mais".

Como é que é? 

"Não entendi, confesso que não entendi", diz embatucada Flor Maria. 

Bom pessoal, voltaremos ao assunto. Sim, esse mesmo: astronautas e tal.



POSTAGENS MAIS VISTAS