Seguir o blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

A DEPRESSÃO MATOU MACHADO DE ASSIS

No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, é possível encontrar muita coisa referente a Machado de Assis e William Shakespeare, incluindo livros e discos em vários formatos como os que aparecem aí na foto

Você já ouviu falar da Peste Negra?
A Peste Negra, também chamada de Bubônica, foi uma desgraça saída da China para atacar a Europa e outras partes do mundo. Saiu de lá no final da primeira parte do século 14 e foi, foi e foi até chegar ao Brasil na virada do século 19.
Matou milhões e milhões de pessoas.
O cara chamado William Shakespeare você já ouviu falar, certo?
Pois bem, Shakespeare nasceu em abril de 1564 lá pras bandas das terras do Robin Wood.
Quando a Bubônica chegou, Shakespeare tinha cerca de um ano. Era bebê.
Quando a Bubônica chegou ao Brasil, Machado de Assis tinha 60 anos de idade e já era o escritor famoso fundador da Academia Brasileira de Letras, ABL.
O que é que tem a ver Shakespeare com Machado de Assis?
“Shakes” morreu quando tinha 52 anos de idade. Machado, 69.
William Shakespeare deixou quase 40 peças de teatro, poemas e saudade. A obra de Shakespeare já foi publicada em quase todas as línguas.
Joaquim Maria Machado de Assis deixou uma dezena de romances, uma dezena de peças de teatro, duas centenas de contos e milhares de outros texto, incluindo artigos, crônicas e poemas caudalosos. Sua obra já foi publicada em muitas línguas.
Machado nasceu em 1839 e com 15 anos de idade já escrevia poemas em jornais. No seu primeiro livro, Ressurreição (1872), já faz referências à obra de Shakespeare.
A obra de Machado é toda ponteada por Shakespeare.
Shakespeare e personagens são citados mais de 250 vezes na obra machadiana.
Naquele tempo, no tempo do Machado, poucos intelectuais brasileiros sabiam quem era Shakespeare. E Shakespeare Machado lia no original.
Shakespeare está em Machado em contos, crônicas e romances como Quincas Borba (1891), Iaiá Garcia (1878), Helena (1876), Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro.
Dom Casmurro foi lançado em 1899, mesmo ano que a Peste Negra, ou Bubônica, aportou no Brasil.
Shakespeare não pegou a Bubônica. Machado também, não.
Machado de Assis fala de várias pragas terríveis do seu tempo como a varíola e a Febre Amarela, além da Peste Negra. Escapou de todas.
William Shakespeare pode ter morrido por beber tranqueiras além da conta.
Machado de Assis morreu no dia 29 de setembro de 1908, de depressão, quatro anos depois de perder a companheira Carolina para o câncer, com quem viveu durante 35 anos.
Machado e Carolina não tiveram filhos. A alegria dos dois era Graziela, uma cachorrinha pixototinha muito mimada. Mas essa é outra história.
Shakespeare, mulherengo ao contrário de Machado, fez três filhos e morreu só.



POSTAGENS MAIS VISTAS