Seguir o blog

sexta-feira, 17 de junho de 2022

É BOM ABRIR A PORTA PARA AMIGOS

Atílio, Assis e Tiné
 
É bom, de fato, receber queridos amigos em casa. Foi o que aconteceu, quarta 15.
No começo da tarde abri a porta para o colega Atilio Bari, jornalista, autor de livros infantis e apresentador do belo programa Persona.
Persona, da TV Cultura canal 2, vai ao ar todos os domingos a partir das 10 da noite.
Grandes personagens da cena artística brasileira têm passado por lá. Entre esses personagens, o ator Lima Duarte e o cantor e compositor baiano Tom Zé.
Atilio, que conheço há pelo menos duas décadas, veio bater papo e gravar uma participação minha no seu programa.
Conheci Atilio num papo que tivemos no programa Em Cartaz, que apresentava numa TV chamada canal Aberto, ou algo parecido. Eu tinha também um programa lá.
Logo após abrir a porta para Atilio, chegou outro amigo: o jornalista pernambucano, e também autor de livros, Flávio Tiné.
Tiné é um desses grandes amigos que a vida nos oferece de mão beijada.
Tiné foi durante anos, mais de 20, assessor do Hospital das Clínicas.
No HC passei maus bocados. Foi lá que me submeti a sete cirurgias, na tentativa infrutífera de recuperar o brilho dos olhos. Pois é, não deu.
Atilio, Tiné e eu conversamos sobre tudo ou quase tudo. Tiné, por exemplo, falou de Marcos Maciel e até de Fidel Castro e Che Guevara, que conheceu pessoalmente em Cuba. Ano: 1962. Brincando, perguntei se ele tinha passado a mão na bunda dos dois famosos guerrilheiros. Ele riu e disse que não fez isso, não. Só apertou as mãos de ambos.
Falamos também do desclassificado presidente Bolsonaro. Mais: jornalismo de rádio e TV, de jornal e seu futuro e tal e tal. De meio ambiente, inclusive do duplo assassinato recentemente ocorrido na Amazônia. 
No Amazonas o indigenista Bruno Pereira e o jornalistas inglês Dom Philips tombaram mortos pela língua assassina do presidente da República.
Os irmãos que acionaram o gatilho contra Bruno e Dom estão presos, mas até quando ninguém sabe.
O presidente Bolsonaro continua livre para matar.
Ai, Brasil!

POSTAGENS MAIS VISTAS