Seguir o blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

HÁ 20 ANOS O BRASIL GANHAVA O PENTA


Hoje 30 faz exatos 20 anos que a seleção brasileira ganhou o Pentacampeonato de futebol, no Japão. Foi um delírio. Naquela noite nem dormi. Na verdade, madrugada. Foi uma festa e tanto, lembro como se fosse hoje: muita cerveja, gritaria e tal. Inesquecível.
Após Ronaldo enfiar dois golaços contra a Alemanha, o Brasil ficou de cabeça pra baixo de tanta alegria. Naquela madrugada e manhã afora ninguém dormiu e se trabalhou, não sei.
O Brasil ganhou da seleção alemã com os craques Marcos, Lúcio, Edmílson, Roque Júnior, Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Roberto Carlos, Ronaldinho, Ronaldo e Rivaldo.
No mesmo dia das comemorações pelo Penta, escrevi um texto logo musicado pelo bom baiano Gereba.
Depois do 30 de junho de 2002, o Brasil entrou em campo outras vezes em busca do Hexacampeonato. Mas até agora, não deu. Insistente, porém, o Brasil continua correndo em busca do almejado troféu. Agora com Tite na cabeça. A nova tentativa já está em jogo e será definida em novembro, no Qatar.
A respeito do Hexa, que tomara que venha agora, escrevi novo texto dessa vez musicado pelo craque paraibano Jarbas Mariz. Título: Brasil, País do Futebol.
Ainda em 2002 escrevi um opúsculo intitulado A Presença do Futebol na Música Popoular Brasileira. Esse opúsculo, que teve uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, anos depois ganhou o formato de livro editado em cuchê e coisa e tal (acima). Esgotado.
Com Gereba, ouça:

POSTAGENS MAIS VISTAS