Seguir o blog

quinta-feira, 20 de junho de 2024

PUTARIA COMO ARTE?

Em parte, Lula tem razão quando diz que "artista não deve ensinar putaria".
Tal manifestação o presidente da República fez ontem 19 durante solenidade de posse da nova dirigente da Petrobrás, Magda Chambriard. Textualmente, disse ele: 

“Eu sou da turma em que artista, cinema e novela não é para ensinar putaria. É para ensinar cultura. É para contar história, é para contar narrativas e não para dizer que nós queremos as crianças coisas erradas. Não, nós só queremos fazer aquilo que se chama arte. Quem não quiser entender o que é arte, dane-se”.

Pois é, isso mesmo.
Novela, TV, cinema, teatro, são janelas ou vitrines de apresentação do que se faz em arte aqui e alhures.
Agora, especificamente, como classificar putaria?
Putaria seria palavrão, cópula, condenação à mulheres que abortam ou canalhas que estupram?
No campo político há muitas ações ou eventos que podem ser classificadas de "putaria".
No campo sexual é possível também encontrarmos detalhes que podem ser classificados como putaria. Pornografia, por exemplo. Sensualidade, não. E erotismo?
O erotismo e paixão são coisas ou sentimentos que se acham em escritos desde a antiguidade.
Amor, sexo, sedução, e adultério também são ingredientes que poetas e romancistas não deixam de usá-los nas suas obras. O mesmo fazem os artistas plásticos desde sempre. E nem precisa ir longe. O espanhol Picasso e o francês Delacroix usaram os pincéis para produzir belas obras.
Bom, quero crer que Lula se referisse ao ensino da educação sexual nas escolas. E quem pode ensinar isso não são os artistas, claro, são os professores especializados.
É isso aí!


MORRE CHRYSTIAN DA DUPLA COM RALF

Chrystian
Morreu ontem em São Paulo o cantor goiano Chrystian, de batismo José Pereira da Silva Neto. Tinha 67 anos de idade.
Chrystian, irmão de Ralf, começou a carreira artística na Capital paulista. Primeiro disco foi um compacto simples com as músicas Raio de Sol e Hoje a Praia está tão Linda, a primeira uma versão do compositor e ator Mário Lago (1911-2002) e a segunda de autoria de Teófilo Azevedo e Davi Nelson.
O Téofilo aí citado foi nada mais, nada menos o cantor, violeiro e produtor musical Téo Azevedo (1943-2024).
O primeiro disco de Chrystian foi gravado em 1970. Ele tinha 14 anos. RCA Victor. Desse disco participou o irmão Ralf, de batismo Ralf Richardson da Silva. Tinha 9 anos. Os dois foram batizados de Os Pássaros. Afinadíssimos!
Chrystian e Ralf gravaram ótimas modas de viola.
Dois anos depois do primeiro disco, a dupla passou a gravar em inglês com os nomes de Charles e Ralf.
Num ano qualquer dos 80, talvez 82 ou 83, fiz uma entrevista com os dois. Essa entrevista, de uma ou duas páginas, foi publicada na extinta revista Visão cujo o editor era o craque Oswaldo Mendes.
Vamos ouvir Os Pássaros cantando?

POSTAGENS MAIS VISTAS