Seguir o blog

quinta-feira, 14 de abril de 2022

EU E MEUS BOTÕES (20)

"O Lula tá tomando pinga e cheirando pó!", disse atropeladamente Jão. 
"Para de dizer besteira, rapaz. O lula é um homem de bem e um correto cidadão", rebateu Mané.
Jão e Mané são dois dos meus botões. Não têm papas na língua. Dizem o que pensam.
"Esses aí não estão com nada, patrão. O Jão é um fofoqueiro e o Mané é essa coisa aí que todo mundo sabe, um besta", opinou entrando na conversa o calejado Barrica.
"Beber pinga, eu sabia que Lula bebia. O que eu não sabia é da acusação seguinte, que cheira pó e sei lá o quê", manifestou-se calmamente o Lampa, ao mesmo tempo em que cutucava as unhas com seu punhal.
Enquanto isso, do seu canto, Zilidoro a tudo observava. E ouvia. Olhou pra mim, piscou e disse: "Vejo-me forçado a admitir alguma razão a Jão. Beber uma pinga aqui e ali, todos bebem. Principalmente a gente do nosso Nordeste, certo seu Assis?".
Nos últimos dias, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tem dito coisas espantosas. Aquele negócio, por exemplo, de formar grupos para pressionar deputados a votar o que interessa ao governo é inadmissível. "Coisa de comunista!", bradou Biu.
Biu, normalmente, é um botão pacato e de poucas palavras, mas irritou-se também quando Lula disse que a Classe Média brasileira vive um estilo de vida que nem os europeus ostentam. "Adonde diacho esse Lula quer chegar? Com isso, com esse palavrório, ele está municiando Bolsonaro e insatisfazendo seus aliados e até a cúpula do PT", voltou a falar de dedos em riste o Zilidoro. "Noutros tempos, o Lula já estava era fazendo campanha na rua, conquistando os conterrâneos no Nordeste", emendou Jão.
A propósito, perguntei quem dos presentes aqui leu a declaração do jornalista Ricardo Kotscho? Eu li e até decorei. Foi isso, exatamente isso, que o Kotscho disse no seu blog: "Dedicado a montar palanques estaduais, costurar alianças e coordenar grupos de trabalho para elaborar o programa de governo, Lula ficou preso às telas das videoconferências e com isso se distanciou dos eleitores e da vida real, num país que sofreu profundas transformações –para muito pior– nos últimos anos".
"Pois é, esse Kotscho sabe de tudo. Até trabalhou com Lula no seu primeiro governo, como espécie de porta-voz da Presidência", lembrou Zoião que até então ficara quieto no seu canto.
Barrica contou que ouvira no rádio notícia dando conta de que os marqueteiros já estão se movimentando para dar uma "nova cara" ao Lula: "Não é que queiram que Lula esqueça o passado, mas querem que ele fale mais dos projetos que tem para o Brasil".
Zé levantou-se pedindo a palavra: "O Brasil corre o risco de continuar sendo desgovernado por esse que aí está. E se esse que aí está, esse tal Bolsonaro, ganhou na primeira vez, pode ganhar na segunda. E Lula terá culpa nisso. Teve e terá de novo".
Esses meus botões ainda vão loonge...

POSTAGENS MAIS VISTAS