Seguir o blog

quinta-feira, 20 de julho de 2023

INTELIGÊNCIA NA CULTURA

Ilustração de Fausto Bergocce

Tempos atrás diríamos: "A coisa tá preta!".
A propósito, a expressão aí aspeada faz parte de uma moda de viola eternizada pela dupla sertaneja das antigas Tião Carreiro e Pardinho. Mas, claro, não é de Tião e Pardinho que quero ora falar. 
Está se tornando realidade uma ficção até aqui inimaginável: Inteligência Artificial.
Inteligência Artificial é um tipo de "inteligência" gerada por uma série de combinações e conexões próprias da Internet. Essa tal inteligência poderá ser capaz de tudo em pouco tempo.
As máquinas nos dominarão?
As máquinas, robôs, podem ganhar vida própria.
No dia 2 de maio passado os roteiristas de Hollywood entraram em greve pedindo revisão e atualização dos seus contratos. Não foram atendidos até agora e no último dia 13 foi a vez de atores e atrizes também cruzarem os braços. 
A reivindicação dos atores e atrizes de Hollywood não é a mesma dos roteiristas de TV e Cinema. Querem o compromisso dos seus contratantes de que não serão substituídos, nem a sua imagem usada à revelia. Temem que sejam clonados, copiados pela tal Inteligência Artificial.
Pois é, diríamos em um passado recente: "A coisa tá preta!".
Daqui a pouco chegarão a todas as ruas carros elétricos e sem ninguém a dirigí-los.
Daqui a pouco robôs tomarão conta de tudo, quem sabe?
Meu amigo, minha amiga, você já pensou ter seu filho sendo levado à escola por um robô? Tsk, tsk; pois, pois.
Uma coisa é certa, as máquinas robóticas não alimentarão a humanidade, tampouco os pobres que vivem ao Deus dará neste mundinho de josta!
As máquinas criadas pelos homens, da inteligência dos homens se alimentarão. 
É tudo muito complexo, reconheço.
Segunda-feira 24 o tema do programa Roda Vida, da TV Cultura, SP, será Inteligência Artificial. No centro da roda estará o cientista Silvio Meira, que será entrevistado por jornalistas e especialistas no assunto. No lugar do velho e bom cartunista Paulo Caruso, estará o craque do traço Fausto. Originalíssimo.
Essa roda de segunda, quer dizer de primeira, vai render por conta do entrevistado e por conta do grande chargista que é Fausto Bergocce.

POSTAGENS MAIS VISTAS