Seguir o blog

segunda-feira, 27 de março de 2023

ONZE ANOS SEM MILLÔR FERNANDES

Millôr Fernandes no traço mágico de Fausto

 Na noite do dia 27 de março de 2012, uma terça-feira, falecia na sua casa no Rio o jornalista, dramaturgo, tradutor e artista plástico, gráfico e visual, Millôr Fernandes, no registro civil como Milton Viola Fernandes.
Millôr foi um dos mais importantes e completos intelectuais que o Brasil já deu. Começou a carreira não como artista, mas como contínuo da revista O Cruzeiro. Tinha 15 anos de idade e logo revelou-se através do traço gráfico e da sua inteligência ímpar. Foi nessa revista, do magnata da Imprensa Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, através do pseudônimo Vão Gôgo. Seu colega na revista foi o pernambucano Péricles, criador do personagem Amigo da Onça. Péricles morreu em 1961.
Em 1963, Millôr criou a revista Pif-Paf junto com os amigos Claudius, Fortuna, Jaguar e Ziraldo. A revista durou oito números. 
Autor de muitos livros, Millôr Fernandes ocupou espaço na Revista Veja, Jornal do Brasil e tal. Gerou muitas frases que caíram no gosto dos leitores. Dizia que no roteiro que estava preparando o personagem era ele mesmo, que não morria no fim.
Entre as comparações que fez, pérolas como "confundir Liberdade com Licenciosidade".
Millôr completaria 100 anos de idade no próximo dia 16 de agosto. Um de seus grandes amigos foi Flávio Rangel (1934-1988), que nasceu 11 anos e 10 dias depois de Millôr.

JUCA CHAVES

O cantor, compositor e humorista Juca Chaves morreu no último dia 25 em Salvador, BA. Tinha 84 anos de idade.

NEGREIROS

O cartunista Negreiros morreu sexta-feira 24, aos 68 anos de idade.
Como se vê, o Brasil está perdendo a graça.

POSTAGENS MAIS VISTAS