Seguir o blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

TODO DIA É DIA DE PENSAR

Digo e repito: todo dia é dia de reflexão.
Ocorreu num mês de novembro uma das grandes revoltas a entrar na história. Não popular, propriamente. Refiro-me à Revolta da Chibata, no Rio. A história é a seguinte:
Marinheiros negros, principalmente negros, eram duramente castigados por uma coisa qualquer que fizessem em discordância à cartilhas dos seus superiores. E apanhavam, apanhavam, apanhavam. Até que no dia 22 de novembro, de 1910, até o marinheiro João Cândido deu um grito de liberdade por seus companheiros aprovado. A situação, pois, inverteu-se.
Muitas coisas aconteceram e continuam acontecendo contra os negros, no nosso País.
Meu amigo, minha amiga, você sabia que o Ceará foi o primeiro Estado a abolir completamente a escravidão 4 anos antes de a princesa Isabel assinar a Lei Áurea?
Quem aboliu a escravidão no Ceará em 1884, mais precisamente no dia 25 de março, foi o baiano — veja só! — Sátiro de Oliveira Dias. Esse Sátiro foi médico e político de grande popularidade.
Antes de presidir a província do Ceará, Sátiro presidiu as províncias do Amazonas e do Rio Grande do Norte.
Não tem sido fácil historicamente, a luta dos negros e descendentes pela liberdade social e democrática.
Digo e repito o que disse vezes anteriores: a luta dos negros, não é uma luta só dos negros. É uma luta de todos nós.
João Cândido, gaúcho que entrou para a história como o Almirante Negro, nasceu no dia 24 de junho de 1880 e morreu no dia 6 de dezembro de 1969.
Sátiro de Oliveira Dias nasceu no dia 12 de janeiro de 1844 e morreu no dia 18 de agosto de 1913. Em sua homenagem, foi criado um município ao norte da Bahia. 
Culturalmente é riquíssima a cultura legada ao Brasil pelos negros.
Em 1980, o tieteense Itamar Assumpção lançou o LP Beleléu e Banda Isca de Polícia. Ouça:

POSTAGENS MAIS VISTAS