Seguir o blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

O SÃO FRANCISCO SERÁ UM ARAL ?

Eu sempre fui contra essa história de desvio das águas do Velho Chico.  Lá trás, Pedro II prometeu mundos e fundos para mudar a vida dos nordestinos que sofriam pela falta d'água;  que sofriam as agruras da seca;  seca que matava gente e bicho e que continua matando gente e bicho muito mais de 100 anos depois.  E que não nos esqueçamos:  o Pedro filho do Pedro I prometeu vender a última pérola da Coroa para findar em definitivo a dor do povo vitimado pela seca, no Nordeste.
Quer dizer: a putaria política que vivemos home é tão grande quanto a putaria que se vivia ontem, no tempo de D. João VI, D.Pedro I e D. Pedro II, passando por Deodoro, Peixoto e vai, vai, vai até chegar no Getúlio e vai, vai, vai,  Collor, etc., e chegamos onde chegamos.
D. Pedro II foi o primeiro a aventar a possibilidade de desvias as águas do São Francisco para o Ceará e outras regiões do Nordeste. Chegou até a pedir um estudo nesse sentido.  Que não chegou a nada.

O Lula está reinvidicando a paternidade da sangria primeira do São Francisco. O Temer, também.
No final dos anos 20, Lenin teve a ideia de mudar o rumo de dois rios que enchiam d'água o chamado Mar de Aral.  Esse Mar localizava-se ali pelas beiradas do fim do mundo, como sabemos.  Quer dizer, mais ou menos... Cazaquistão, por ali.
O Aral foi resultado de milhares de lagos.  No total, o Aral chegou a ocupar uma área que se aproximou a 70 mil quilômetros quadrados.  Algo parecido à junção dos territótios de Alagoas e Rio de Janeiro.
O desvio das águas dos rios que ajudavam a encher o Aral teve por objetivo irrigar áreas para plantação de algodão.  Ora vejam!  Em resumo:  o Aral é uma grande tragédia ambiental em termos universais.
Meu amigo Fausto, cartunista de grandes reflexos, outro dia me disse que o mar de Alagoas está invadindo o mar doce do São Francisco.  Isso é tragédia!
O desvio das águas do Mar Aral começou com Lenin e terminou com  Gorbachov.
Essa é uma tragédia pouco conhecida, pois começou no tempo em que o Comunismo era uma ideia que assustava o mundo, que ameaçava o mundo...
Digo tudo isso por uma razão que, pessoalmente, me assusta: o rio São Francisco, nosso Velho Chico, pode secar.  Aliás, já está secando...
Choro pelo Velho Chico.

POSTAGENS MAIS VISTAS