Seguir o blog

sábado, 7 de janeiro de 2023

UM ENCONTRO NA FEIRA


Espere aqui, responda: você já foi a uma feira livre e lá encontrou uma pessoa querida?
Pois bem, hoje 7, fui à feira e lá encontrei o amigo querido Jorge Araujo.
Jorge é de origem baiana, bom de papo, e considerado pelo mundo um dos mais importantes e sensíveis repórteres fotográficos do Brasil. Ele estava lá, na feira, ao lado do caçula Jorginho e do fiel "cãomunista" Fidel.
Foi uma festa, na feira, o encontro entre mim e Jorge e o filho mais o cão, que latiu e enroscou-se nas minhas pernas quando me viu. Não latiu, lambeu minhas mãos.
A feira em questão ocorre todos os sábados na Antonio Gordo, travessa da Eduardo Prado, onde moro.
O encontro foi registrado em fotos por minha caçula Clarissa.
Na belíssima ocasião ainda achavam-se comigo Ana minha filha mais velha e o seu companheiro Geremias.
Foi um encontro muito bonito, repito.
Da feira além da alegria que rendeu o encontro, trouxemos frutas e macaxeira da banca do querido Beto, cuja mãe dona Rosa tem mãos mágicas pra fazer a melhor tapioca do mundo. E como senão bastasse, Clarissa ainda comprou flores e do florista ouvi a expressão "não, meu amor", respondeu quando na minha vez perguntei se havia orquídeas para a minha Maria.
À expressão do florista, brincando, eu disse que jamais ouvira um homem me chamar de meu amor. Sem jeito, ele derreteu-se em desculpas. "É meu jeito, é meu jeito, o Sr. me perdoe". Achei graça e apertei sua mão.
O mundo precisa de mais carinho, de mais amor.
 A origem da feira livre você sabe?
Ninguém sabe com certeza quando começaram as feiras livres. 
Há indícios de que as feiras começaram séculos antes de Cristo, lá pras bandas do Oriente Médio.
No Brasil, sei não. Mas lembro que foi no município paraibano de Serra de Boi que iniciei meus primeiros passos nas feiras livres. De calças curtas, com 9 ou 10 anos de idade, nas feiras extasiava-me ouvindo cantador tocar viola e cordelistas cantar cordel.
A mais famosa feira livre do Brasil, a carioca de São Cristóvão, foi criada pelo cordelista cearense Raimundo Luiz do Nascimento e pelo cantador repentista paraibano José João dos Santos.
Raimundo, também conhecido como Santa Rosa nasceu em 1926 e morreu aos 92 anos de idade.
O pai de Raimundo, também chamado Raimundo, era delegado de polícia no Ceará e morreu por bala disparada por Lampião. O ano era o de 27. Raimundo, o filho fugiu de casa armado de um canivete decidido a matar o corpo e a alma do assassino do pai.
José João dos Santos, famoso pelo pseudônimo Azulão, nasceu no dia 8 de janeiro de 1932 e morreu em 2016. de morte morrida.
Azulão era um amigo meu. Confira uma das nossas conversas, clicando:

POSTAGENS MAIS VISTAS