Seguir o blog

Sobre o autor

Jornalista e estudioso da cultura popular, acumula vasta experiência nos principais jornais do país e também na imprensa alternativa. Eclético, participou de várias coletâneas musicais e de filmes. 

Assis Ângelo é paraibano de João Pessoa (1952). Iniciou a carreira profissional no jornal O Norte, no final dos anos 1960. Foi colunista e repórter dos jornais A União e Correio da Paraíba. Em meados dos anos 1970, editou o Diário do Agreste, em Caruaru (PE). Em 1976, mudou-se para a capital paulista e, a partir do ano seguinte, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Diário Popular e O Estado de S. Paulo. 

 Neste último, ocupou a chefia da editoria de Política, em 1987. Integrou os quadros das TVs Abril/Vídeo, Manchete e Globo. Foi correspondente, em São Paulo, do Jornal de Brasília e colaborador de inúmeras publicações brasileiras, entre as quais O Pasquim e A Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro; Movimento, de São Paulo; e CooJornal, de Porto Alegre. Também foi colunista da Agência Estado e um dos criadores da Agência Brasileira de Reportagens (ABR). 

Produziu e apresentou pela Rádio Capital o programa São Paulo Capital Nordeste, que se tornou líder de audiência e referência nacional, por mais de seis anos. Em 1998, foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo. 

Participou do longa-metragem franco-brasileiro Saudade do Futuro, de César Paes e Marie-Clémence, premiado na Europa e Estados Unidos. Esse filme foi baseado em um dos seus livros, A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo.

Em 2000, lançou o CD Assis Ângelo Interpreta Poetas Brasileiros, ao lado de Zé Ramalho, Elba Ramalho, Jackson Antunes, Oswaldinho da Cuíca, Aleh Ferreira, Toninho Carrasqueira, Rodrigo Mattos e Ney Couteiro, entre outros artistas. Em 2004, foi lançado um DVD com o curta-metragem Boi, de Edu Felistoque e Nereu Cerdeira, com texto e narração de sua autoria. Como consultor participou de várias coletâneas musicais (LPs e CDs) e do filme Pelé Eterno, de Aníbal Massaini, em 2004.
Foi o autor dos textos da coleção Som da Terra, com 27 títulos sobre música caipira, da gravadora Warner/Continental, em 1994. Chefiou o Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e respondeu durante dois anos pela assessoria especial da presidência da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (Cptm), período em que promoveu dezenas de atividades culturais relacionadas à cultura popular, incluindo a literatura de cordel e a cantoria de improviso ao som de violas nordestinas.
Integrou a mesa de jurados de festival de repentistas em São Caetano, em 1989. Organizou e presidiu a mesa de jurados do 1º Festival de Repentistas da Rádio Atual, levando nomes da importância do compositor paulistano Paulo Vanzolini e do poeta Mário Chamie. Esse festival resultou em um LP, em 1989. Participou como jurado de grande encontro de cultura popular em Mauá, na Grande São Paulo, em 1990.
Lançou o livro A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo, em 1996. Escreveu textos e lançou a série de CDs O Que É... Repentismo, em três volumes, da coleção Primeiros Acordes, pela gravadora Copacabana, em 1996.

Coordenou e presidiu a comissão julgadora do mais importante Festival de Poetas Repentistas do Brasil (por seu tamanho, formato e repercussão), com classificatórias no Teatro da CPC/Umes, em São Paulo, cuja final ocorreu no Memorial da América Latina e resultou em três CDs, um duplo e simples, em 1997. O 2º Festival Paulista de Repente, da CPC/Umes lhe foi dedicado, em 1999.

Idealizou e realizou o 1º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, que resultou na distribuição de 200 mil folhetos nas escolas públicas do Estado (2001). Também idealizou e realizou o 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, com distribuição gratuita de 210 mil folhetos na rede pública de ensino do Estado, em 2003. Apresentou o programa Tão Brasil, pela allTV, a primeira tevê pela Internet do país, entre 2005 e 2007. E assinou a coluna diária no portal MusicNews, entre 2007 e 2008. Foi contemplado em dois editais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do BNB, que resultaram em dois CDs, em 2008.

Foi curador de um projeto sobre o ano de 1968, que incluiu uma exposição e um ciclo de debates no Centro Cultural do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, ao lado dos cantores, compositores e instrumentistas Sérgio Ricardo e Théo de Barros e do jornalista José Hamilton Ribeiro, no ano de 2008. 

Também respondeu pela curadoria do projeto realizado na Casa das Rosas e no Metrô (Estação Paraíso) em homenagem ao centenário do poeta Patativa do Assaré, que gerou o áudio livro O Poeta e o Jornalista, em parceria com a Universidade Falada e a Editora Hedra, em 2009. É membro do Conselho editorial do jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, ao qual é filiado desde 1977. Tem sido jurado de importantes prêmios jornalísticos, como o Vladimir Herzog.

BIBLIOGRAFIA

- Em Revista 5 (Editora do Escritor, São Paulo, 1978). Literatura Brasileira. Vários autores. Conto: Obsessão de um Rapaz de Olhos Míopes.
- A Prostituição em Debate (Ed. Paulinas, São Paulo, 1982). Jornalismo/Sociologia. Org. Vários autores.
- O Brasileiro Carlos Gomes (Ed. Nacional, São Paulo, 1987). Biografia do maior compositor operístico das Américas.
- Tropicália 20 Anos (Ed. Sesc, São Paulo, 1987). Vários autores, entre os quais Caetano, Gil, Tom Zé e Zé Celso.
- Nordestindanados, Causos & Cousas de uma Raça de Cabras da Peste – De Padre Cícero a Câmara Cascudo (RG Editores, São Paulo, 1987). Literatura brasileira.
- Eu Vou Contar pra Vocês (Ed. Ícone, São Paulo, 1990). Biografia do rei do baião, Luiz Gonzaga.
- O Coronel e a Borboleta e Outras Histórias Nordestinas (Estúdio F, São Paulo, 1992). Literatura brasileira. Contos, crônicas.
- A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo (Editora Ibrasa, 1996, São Paulo), Folclore.
- Dicionário Catrumano, Pequeno Glossário de Locuções Regionais (Ed. Letras & Letras, 1996, São Paulo), com Téo Azevedo. Lingüística.
- O Que é Folclore (Edição patrocinada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, 1998, São Paulo). Folclore.
- As Origens da Canção de Natal, da Antiguidade à Atualidade (Edição patrocinada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, 1988, São Paulo). História.
- O Poeta do Povo, Vida e Obra de Patativa do Assaré (Editora CPC/Umes, São Paulo, 1999). Literatura brasileira. Biografia do poeta popular Antônio Gonçalves da Silva. Acompanha um CD, com trechos de entrevista com o biografado, feita em 1978.
- O Cantador de Alto Belo (edição independente, 2001, São Paulo). Biografia do artista popular Téo Azevedo. Edição do biografado.
- A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira (Ed. Paulus, 2002, São Paulo).
- O Clarim e a Oração (Geração Editorial, 2002, São Paulo). Literatura brasileira. Org. Rinaldo de Fernandes. Vários autores: Ariano Suassuna, Augusto de Campos, Roberto Pompeu de Toledo, entre outros.
- Dicionário Gonzagueano, de A a Z (Edição patrocinada pela Trends Engenharia e Tecnologia, 2006, São Paulo). Biografia.
- São Paulo Minha Cidade.com (Edição SPTuris, 2008, São Paulo). Acompanha um CD.
- Uma Breve História do Cordel (Edição do Governo do Estado do Ceará, 2008).
- Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa (Edição patrocinada pelo Grupo Trends Tecnologia, 2009, São Paulo). Biografia.
- Caminhos do Nordeste em São Paulo (SESC, 2009, São Paulo). História.
- A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira (Edição do Autor, 2010, São Paulo).
- A Menina Inezita Barroso (Cortez Editora, 2011, São Paulo). Biografia.
- Lua Estrela Baião, a História de um Rei (Cortez Editora, 2012, São Paulo). Infanto Juvenil.

Atualizado pelo Portal dos Jornalistas - Outubro/2011

4 comentários:

  1. Assis Ângelo ! Assisti você na cultura com bons comentários. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Assis Ângelo, assistimos a sua live no Sertão Perifa, e fiquei muito feliz em saber da sua dedicação aos elementos fundamentais da cultura brasileira.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Assis Ângelo,conheci esse nobre jornalista e cavalheiro em João Pessoa,num carnaval no Clube Astrea.Muita satisfação em revê-los grande jornalista!!!

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de conhecer através de meu amigo Pedro Vaz, uma memória, sabedoria e um timbre de voz magnifico...Espero nos encontrar outras vezes para ouvi-lo.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS