Seguir o blog

sábado, 13 de maio de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (15)

Assis em uma entrevista com Nelson Gonçalves

Não dá pra comparar as músicas de duplo sentido de ontem com as de hoje. As de hoje não são nem de duplo sentido, são claramente explícitas, sem valor literário.
O cantor, compositor e redator de programas de Chico Anísio, o pernambucano Arnaud Rodrigues, falava de putaria de modo tão sutil que parecia ingênuo. A expressão "puta que pariu", por exemplo, ganhou algo como não-sei-o-quê Paris. Ele procura imprimir graça quando canta um flagra que a sogra lhe deu quando se achava nu e pronto pra transar com sua mulher. Noutra música ele tenta fazer graça quando a mulher se abaixa para apanhar um sabonete no banheiro.
Hoje, no rádio, os humoristas se divertem e divertem os ouvintes falando de putaria com toda tranquilidade possível. O programa A Hora do Ronco, no ar diariamente no começo da manhã via Band FM, é amostra clara disso.
Programas das FMs Nativa e Imprensa tocam bastante músicas sem graça nenhuma e de baixo calão, nos ritmos de plástico ou algo que o valha. Forrós de péssimo nível e sofrências transformadas em sertanojo.
É de se lembrar, aqui, a obra do cantor gaúcho Nelson Gonçalves.
São inúmeras as músicas que falam das amarguras dos cornos, das prostitutas, cabarés, constante no repertório gonçalviano.
Instigado pessoalmente, Nelson era terrível. Um despudorado sem limite.
Não encontrei dificuldade nenhuma quando lhe fiz perguntas relacionadas a sexo. A entrevista saiu na extinta revista Privé, em 1982, sob o título "Com uma mulher sou bom: com duas, melhor; com três, sou ótimo!".
Confira a entrevista:


De autoria de David Nasser e Herivelto Martins é o tango Estação da Luz, que o famoso cantor gaúcho eternizou. Fala da vida difícil das mulheres fáceis.Outro gaúcho, Lupicínio Rodrigues, também falou na sua obra de cabaré, prostituição e dor de corno. Clássica é uma de suas canções, Vingança. Começa assim: "Eu gostei tanto/Tanto quando me contaram/Que a encontraram/Bebendo e chorando/Na mesa de um bar...".

POSTAGENS MAIS VISTAS