Seguir o blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

UM CANTO PRA BRUMADINHO

Hoje faz um mês que o mundo foi surpreendido com a tragédia anunciada ocorrida na localidade mineira chamada Brumadinho. Centenas de pessoas morreram, entre homens, mulheres e crianças. Quem morreu queria só viver. Queria dignidade, respeito, essas coisas.
Dias depois da tragédia provocada por uma barragem da Vale do Rio Doce, eu concluí depois de ouvir o rádio que o presidente dessa rica empresa não passa de um pobre diabo. Seu nome: Fabio Schvartsman.
Esse cara, cujo nome eu nunca ouvira antes, enfia no bolso 5 milhões de reais por mês. É o seu salário na Vale. Fora esse salário, ele pode usar o cartão corporativo da empresa do jeito que quiser, gastando o que quiser etc. Motoristas disposição, plano de saúde que salva até morto e tudo mais.
Esse mesmo cara foi a Câmara Federal das maravilhas que é a empresa que preside. Disse, por exemplo, que a Vale do Rio Doce "é uma joia do Brasil". E por ser uma joia, essa empresa não deverá ser responsabilizada pelo "acidente" ocorrido em Brumadinho.
No dia em que o sujeito ai foi falar na Câmara, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ás vítimas da Vale. Todos os deputados presentes ficaram de pé, menos o cara ai citado.
Sabe o que eu acho, pessoal?
Eu acho que Fábio Schvartsman deveria estar na prisão. Ele e todos os diretores da empresa que preside.
Hoje faz um mês da tragédia anunciada em Brumadinho.
No programa Paiaiá da Rádio Conectados, apresentado por Carlos Silvio mantenho semanalmente uma coluna levada ao ar todos os sábados. OUÇAM.


UM DOMINGO COM NIREUDA

Nireuda Longobardi é uma nordestina nascida no Rio Grande do Norte. Mora em São paulo há muito tempo. Ela de uma sensibilidade e profissionalismo incríveis. O campo de arte que escolheu para viver e se divertir com categoria foi o de Xilogravura. Nesse campo ela é craque.
Eu conheci Nireuda dando os primeiros paços na arte da xilogravura.
Em 2003, tive a alegria de conhecer seus primeiros trabalhos. Maravilhosos. Foi-me um privilégio e mais do que depressa eu a convidei a ilustrar folhetos selecionados no II Concurso Paulista de Literatura de Cordel. Também convidado para a empreitada foi o já veterano Klévisson Vianna. O resultado daquilo tudo foi, como se diz popularmente: um show de bola!
Domingo ontem 24, fui convidado para um apetitoso almoço na sua casa (registro a cima). E lá fomos eu, Lúcia e Clarissa. E lá estavam a nos esperar Nireuda e o seu par Remo, mais o filho Alexandre e Luciana, irmã de Remo. E entre uma cachacinha e outra, muitas histórias muitas lembranças, muito carinho, respeito, fé e amor à vida. Tin tin! Foi um reencontro SEN-SA-CI-O-NAL.
A arte da xilogravura é pouco desenvolvida pelas mãos femininas. Nireura é uma grande xilogravurista!
Do lar de Nireura e Remo em breve sairá para o mundo um novo maestro: Alexandre, que acaba de ser selecionado para o curso de Regência pela Unicamp. Só havia duas vagas. Alexandre tem 18 anos e uma brilhante carreira à frente. Viva os Longobardi! Ah! Ia me equecendo: sempre é tempo de acompanhar Nireuda na sua página:

http://nireuda.blogspot.com/


MULHERES CORDELISTAS

Foi não foi falo sobre xilogravura, cantoria e cordel. Cliquem:
https://assisangelo.blogspot.com/2017/02/mulheres-de-ontem-e-de-hoje-na.html

https://assisangelo.blogspot.com/2017/03/a-mulher-na-literatura-de-cordel.html

https://assisangelo.blogspot.com/2017/02/o-machismo-no-cordel-e-no-repente.html


POSTAGENS MAIS VISTAS