Seguir o blog

domingo, 10 de setembro de 2017

VIVA A IMPRENSA!

Todo dia é dia de algo, de qualquer coisa ou de alguém. Mas pela ordem ou desordem, isso muda, tem mudança. Muitas vezes, inexplicavelmente. Um exemplo?
Até 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado no dia 10 de setembro. Mas aí não vem ao caso...
O Dia Nacional da Imprensa é agora comemorado no dia 1º de junho de todos os anos. Por que? Há de se perguntar.
O primeiro jornal publicado no território nacional foi A Gazeta, do Rio de Janeiro. Isso no dia 10 de setembro de 1808. Porém, há sempre um porém, como dizia Plínio Marcos: três meses antes o português Hypólito José da Costa Pereira Furtado de Medeiros lançou, em Londres, o que convencionou-se chamar Jornal Mensal, Correio Braziliense.
O Correio Braziliense não tinha o formato dos jornais convencionais, seja standar ou tabloide, mas , claro, foi de fundamental importância para o que hoje chamamos de jornal, e pela prática, jornalismo.
Hypólito José da Costa, como abreviadamente ficou para a história, deixou sua marca no jornalismo brasileiro. Aliás, o que Hypólito fez a partir de junho de 1908, três meses antes de ir à praça A Gazeta, é algo para aplaudir até hoje. E não aprendemos, pois continuamos, como jornalistas, a ter dificuldade de separar poder e jornalismo.
Hypólito José da Costa Pereira Furtado de Medeiros é tão grande para o jornalismo quanto o seu nome de batismo. O resto é história, e não adianta dizer que ele foi um mero mercador da notícia junto com o poder que emanava de Dom João VI. 
O dia da Imprensa é comemorado hoje no dia 1º de Junho. Foi nesse dia que Hypólito José da Costa levou à praça o primeiro número do Correio Braziliense. Essa publicação durou 14 anos e rendeu 175 números. Hypólito morreu em 1923, com 49 anos de idade. 
A imprensa é fundamental na vida de qualquer país, sem a imprensa, livre como deve ser, o Brasil continuaria na escuridão mortal provocada pela corrupção em todos os níveis.

BRINCANDO COM A HISTÓRIA (54)





POSTAGENS MAIS VISTAS