Seguir o blog

sexta-feira, 24 de junho de 2022

JOGANDO CONVERSA FORA

Fausto Bergocce e Assis Angelo no IMB
Eu já disse e repito: receber amigos é uma coisa muito boa. 
Ontem 23 tive a alegria de abrir a porta, abrir um sorriso e apertar a mão para receber o amigo do peito Fausto Bergocce. 
Dois dias antes fiz isso com o colega jornalista Wilson Baroncelli, editor do Newsletter Jornalistas&Cia.
Baroncelli trouxe um negocinho para o bico e levou-me a um boteco na esquina. Até então, e desde que perdi a visão dos olhos, ninguém tinha feito isso comigo. E conversamos e conversamos à mesa do boteco. Senti-me importante.
Fausto é um menino às vésperas de completar setentinha. Ele fará isso, essa joia, em novembro próximo. E eu, em setembro.
Ando contando os dias dos 70 que ele e eu faremos neste ano da graça de 2022.
E conversamos e conversamos sobre tudo e mais um pouco. Claro que a política foi assunto forte. 
Falamos dos potenciais candidatos à presidência Lula e Bolsonaro.
Bolsonaro, uma besta quadrada, está com toda força que a máquina dá a quem se acha num cargo de presidente.
Lula, sem máquina, se acha acima de Deus e do mundo. Pena. É o que apontam as pesquisas de opinião.
Lula está se movimentando em saltos altíssimos. Como diz o povo: está se achando. Quando abre a boca, e Fausto concorda, diz um monte de asneiras. É a favor, por exemplo, do aborto. E tal e tal e tal.
Simone Tebet, ai, ai, ai, diz coisas repetidas o tempo todo. É candidata à cadeira de presidenta pelo conjunto de partidos identificado como União Brasil. De direita.
O União Brasil está se colocando como terceira via. Hmmm...
Há muitos partidos políticos doidos para ocupar a cadeira hoje ocupada pelo malandro Bolsonaro.
Bolsonaro representa tudo o que não presta na vida pública. Sabemos disso, mas pelo menos 25 milhões de loucos, tapados, imbecis, não veem o que um cego vê. Ai, ai, ai. Eu.
E Ciro Gomes, hein?
Ciro, paulista de Pindamonhangaba, que conheci na mesa de um bar ao lado do colega jornalista José Nêumanne, anda esquecido até pela Imprensa. Pena. Não entendo.
Ciro, que tem um currículo político invejável, é pouco lembrado. Mas é interessante ouvi-lo. Sua fala é boa, tem a ver com as necessidades que o povo pede e precisa.
As entrevistas do Ciro são claras e nelas ele diz do que o Brasil e brasileiros precisam.
Fausto e eu falamos e falamos e falamos. De artes, inclusive. De teatro. Lembramos da importância e sonhos da menina Anna da Hora. Anna concluiu há pouco a faculdade de Artes Visuais. Adora jornalismo, mas quer por na rua e na vida seu talento de atriz. "Anna é linda e não sei como é que ela aguenta figurinhas como você, Assis", disse Fausto molhando o beiço com um experimento de cana mineira. Aliás, pra dizer essa besteira, Fausto tinha que estar com o beiço molhado de caiana. Pois, pois.
Fausto, um dos mais importantes cartunistas do Brasil, ama desesperadamente o berço onde nasceu: Reginópolis, SP, que fica perto de Pirajuí, Novo Horizonte e Ibitinga.
O principal sonho de Fausto é doar a sua arte à cidade onde nasceu. E isso ele tem explicitado o tempo todo aos prefeitos. E eles nem, nem.
Pois é, Fausto é mais um brasileiro incompreendido pelos poderosos de plantão da terra em que nasceu.
Politizadíssimo, o artista do traço Fausto Bergocce conta que nunca deixou de votar. E ensina: "Votar, escolher nossos representantes, é importantíssimo. É importante votar em quem a gente acredita, a quem se apresenta com um projeto político para o povo".
Concordo, temos de votar em quem a gente acredita. No projeto que melhor atende às necessidades do povo.
É isso.

PARA LEMBRAR

Hoje é dia de São João.
Hoje também marca o dia da morte do cantor Ivon Curi. Ivon deixou uma obra magnífica, recheada de clássicos como Farinhada, de autoria do pernambucano Zé Dantas.
Hoje é dia de lembrar o nascimento do paulistano Vadico, que nasceu no mesmo ano em que veio ao mundo o poeta sambista Noel Rosa (1910-1937). Vadico foi o mais importante parceiro de Noel. É possível que sem Vadico, Noel não existisse.
Hoje também é o dia do nascimento do paulista de Guaratinguetá Gastão Formenti (1895-1974), um dos mais importantes cantores da nossa música popular. Morreu no Rio.

POSTAGENS MAIS VISTAS