Seguir o blog

terça-feira, 7 de novembro de 2023

VIVA A PREGUIÇA!

O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, um dos nossos grandes cidadãos, adorava não fazer nada. Mas o nada que ele fazia, nunca ninguém fez. Exemplo?
Caymmi, que tive o prazer de entrevistar para o programa que eu apresentava na Rádio Capital, partiu para a Eternidade deixando uma obra pequena em tamanho e densa na qualidade... E aí perguntei ao mestre sobre o seu esporte predileto, o de não fazer nada. E ele, rindo uma risadinha sacana, disse apenas: "Pois é, Assis, ninguém me chama pra nada".
Hoje é o Dia da Preguiça, que a Bíblia condena.
Hoje é também o Dia do Radialista.
Meu amigo, minha amiga, se ainda não teve o prazer de ouvir ouça O Samba do Rádio que compus com o amigo Jarbas Mariz: 


GUERRA É COISA DO CAPETA!



Não era para tal, mas até hoje me surpreendo com notícias sobre guerras. 
Pra mim, guerra é coisa do Capeta.
Grandes escritores brasileiros, como Joel Silveira e Zé Hamilton Ribeiro, cobriram guerras. Joel, que era empregado de Assis Chateaubriand, cobriu parte da Segunda Guerra Mundial. Zé Hamilton, repórter da Realidade, foi enviado ao Vietnã. 
No momento há várias guerras rolando mundo afora. Umas lá pelos lados africanos, outras na Europa e Oriente Médio. A mais recente foi deflagrada há um mês. 
No dia 7 de outubro deste quase findo 2023, os incendiários do ultra-violento e radical grupo Hamas invadiram a parte sul de Israel provocando a morte de pelo menos 1,5 mil homens, mulheres e crianças. A resposta israelense foi imediata. 
Formalmente declarada, o sangrento conflito já gerou pelo menos 10.000 mortos. Ou 11.000? Ou 12.000...
Verdade é que oficialmente ninguém sabe quantos mortos essa maldita guerra já gerou.
Israel, pedaço de terra que fica ali nas proximidades de Canaã, vive em sangue há milhões de anos.
Nessa terra Jesus, Maria e José puseram os seus santos pés. 
Antes de crescer, o filho famoso de Maria e José foi levado em fuga ao Egito governado tempos atrás pela majestosa Cleópatra, filha de Ptolomeu XII.
Como rainha do Egito, Cleópatra desposou o ditador Júlio César e depois o General Marco Antônio, com quem teve pelo menos três filhos. Mas essa é outra história. 
Jesus, depois de batizado por João no Rio Jordão, saiu por lá pregando pela paz. Mas não deu certo, como se vê...
Mexendo nos arquivos do Instituto Memória Brasil encontrei um exemplar da extinta Realidade, revista que marcou época. Durou
10 anos, de 1966 a 1976. O exemplar achado, de n° 33 de dezembro de 1966, traz na capa o rosto do revolucionário Luis Carlos Prestes (1898-1990). E uma chamada à leitura de uma bela reportagem escrita pelo saudoso Eurico de Andrade (1940-2005), ex-diretor de jornalismo da Globo de São Paulo e Rio de Janeiro.
A reportagem em pauta tratava da história de Israel, Estado fundado em 1948.
Junto com Israel, era também pra ser criado o Estado da Palestina. Não foi e o resultado é bomba pra lá e pra cá e gente inocente morrendo à toa.
O título da reportagem de Eurico é Israel: Paz e Guerra no Kibutz. Começa assim:
Eles abandonaram seus cursos, deixaram seus países, mudaram seus valores, adotaram uma nova língua. Vieram construir o lar nacional judeu. Em Bror Chail — fazenda coletiva israelense —, nosso repórter Eurico Andrade presenciou o resultado da fusão do jeitinho brasileiro com os ideais socialistas e a mística da Terra Prometida. Em Israel, esse pequeno país encravado entre o mar, o deserto e a morte, 85 mil pessoas vivem na fazenda

GUERRA E PAZ NO KIBUTZ
Centenas de brasileiros já foram repatriados. Outros, deverão voltar ao Brasil ainda nesta semana.
Enquanto isso o presidente da Ucrânia lamenta o fato de a guerra declarada por Israel ao Hamas venha desviando a atenção da guerra da Rússia contra o seu país. Ele disse: “É claro que está claro que a guerra no Médio Oriente, este conflito, está tirando o foco”.
Isso tudo me faz lembrar a definição de guerra feita pelo filósofo francês Charles Voltaire (1694-1778): "A guerra é o pior dos crimes, mas não existe agressor que não disfarce seu crime com pretexto de justiça".

POSTAGENS MAIS VISTAS