Seguir o blog

sexta-feira, 19 de maio de 2023

EU E MEUS BOTÕES (63)

"Seu Assis! Seu Assis!"
Calma, calma, Barrica. O que houve? O que é que há pra você falar desse jeito chamando a atenção de todos, gritando?
"Estão acontecendo absurdos. Olha aqui na Folha. Vou ler em voz alta. Logo de manchete, aspas: Em crise, planos de saúde rescindem contratos e deixam crianças sem tratamento".
É, realmente é absurdo o que está acontecendo nos planos de saúde.
"E a matéria começa assim, aspas: A Unimed Nacional valoriza a transparência em todas as suas relações. Comunicamos, portanto, a rescisão do plano de saúde celebrado com a sua empresa, encerrando a vigência do seu plano no dia 27 de junho de 2023".
Lamentável, lamentável. E o pior é que isso não está acontecendo agora, já faz tempo. São centenas de planos de saúde passando a perna em muita gente. Eu entendo o seu desabafo, Barrica.
O irmão de Barrica, Biu, entra na história lembrando que a Unimed é a empresa que mais ludibria a sua clientela: "E essas empresas não só deixam na mão as crianças, mas os pais e todo mundo! A Justiça, por sua vez, dá ganho de causa às vítimas desses planos. Mas fica nisso e terminam pagando o pato. Isso é caso de polícia!".
"E como se não bastasse, o SUS também não está atendendo a população como deveria", foi a vez de Zilidoro falar. E acrescentou: "Eu ouvi no rádio que no SUS tem uma fila de 680 mil brasileiros e brasileiras esperando agendamento pra cirurgias. É muita aflição. Fico imaginando a pessoa que está com câncer, por exemplo. Deve está sofrendo muito, ansiosa. E nessa fila infinita, certamente muita gente já morreu".
Lampa, quieto no seu canto, levanta as sobrancelhas enquanto cutuca as unhas com o seu inefável punhalzinho. De repente levanta a cabeça e dá uma geral no ambiente. Parece que vai dizer alguma coisa, mas cala.
Jão cutuca Mané, que diz: "A verdade, a verdade verdadeira, é que estamos todos a-fu-nhe-nha-dos! As empresas de planos de saúde fazem o que querem, rompem contratos a hora que querem... Na verdade, na verdade, o Brasil está doente! Muito doente!".
Zé, que permanecia em silêncio até agora, diz: "Eu tinha um plano com essa tal de Unimed. E sempre paguei em dia, mas mesmo assim os sacanas me cortaram. Bastou eu ficar doente e precisar de uma cirurgia de hérnia. Recorri à Justiça, ganhei, mas a tal Unimed mandou eu catar coquinho. Procurei o SUS e estou esperando uma cirurgia até agora e nada!".
Bom, pessoal. O papo tá bom...
Lampa interrompe, bruscamente: "O papo tá bom coisa nenhuma! É um horror! E tem mais. Eu soube que aquele órgão... Ibama! Sim, o Ibama, não está deixando a Petobrás tirar petróleo do chão da Amazônia. É briga grande. A Marina, ministra do Meio Ambiente, está tiririca da vida. Vão ter que passar por cima do cadáver dela. Eu gosto dela. Briga bem, defende os índios e as matas".
Surpreendi-me, devo dizer, com a interrupção inesperada do nosso Lampa. Sempre fechado em si, silencioso. 
"Muito bem, Lampa. Gostei de ver!", aplaudiu Zilidoro contando que tem briga feia na causa Amazônica.
Pra relaxar, Jão lembrou que Deltan Dallagnol teve o cargo de deputado federal cassado pelo STF e que seu coleguinha Sérgio Moro está se borrando todo, com medo de perder o mandato de senador. " E por falar do STF, os juízes formaram maioria para mandar o ex-senador e ex-presidente da República Fernando Collor à cadeia", emendou Zé. E Mané, pegando a deixa, lembrou: "O Bolsonaro que se cuide, pois a vez dele está chegando!".
Pois é, pessoal, a semana que está terminando foi intensa, movimentadíssima. O que falta ainda acontecer?
E como se tivessem ensaiado, todos disseram: "Cadeia pra Bolsonaro!".

POSTAGENS MAIS VISTAS