Seguir o blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

J&CIA PREMIA OS MELHORES JORNALISTAS (5)

Caricatura de Thiago Salomão feita por Cláudio
THIAGO SALOMÃO
“Investir no mercado é fácil”

André Biernath e Thiago Salomão alimentam um mesmo desejo, aquele de anunciar alto e bom som que todos os brasileiros têm à mão 100% de água potável e 100% de tratamento de esgoto.
O caso é sério.
Pelo menos 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgotos no país, é o que apontam as estatísticas. O Brasil não trata nem a metade dos esgotos que gera, o que representa jogar na natureza, todos os dias, pelo menos cinco mil piscinas olímpicas de esgotos sem nenhum tratamento. Pois é.
Enquanto isso, maus brasileiros que nos representam no Congresso, fazem farra com o dinheiro público. Como se não bastasse, temos um presidente negacionista. Um cara que destrói o País, a cada dia.
O Thiago de quem ora passamos a falar é o 2º dentre 4 irmãos, de família de classe média. O pai Carlos é médico e a mãe Sophia, foi profissional de Educação Física.
O irmão mais velho, Raphael, seguiu a profissão do pai. E o 3º deles, Marcelo, seguiu os passos da mãe. O mais novo, Bruno, estudou gastronomia e hoje é um bem sucedido chef de cozinha em Portugal.
“Eu queria fazer jornalismo, mas fui desencorajado por profissionais da área. Resultado: fiz, meio a contragosto, administração de empresas, no Mackenzie”, conta Thiago.
Enquanto fazia o curso de administração, Thiago ganhou espaço de estagiário na InfoMoney, conhecido portal direcionado ao mercado financeiro, em 2009. “Foi a minha chance de unir a minha paixão de infância (o jornalismo) com o assunto que eu mais gostava na faculdade (mercado financeiro)”, diz.
Na InfoMoney, o estagiário foi alçado ao cargo de chefe da editoria de Mercados, em 2012.
Mas não era ainda tudo que queria. Queria mais e mais, pois, enfim, já sonhava alto.
Em 2015, o nosso personagem virou chefe de Redação da InfoMoneyTV.
Paralelamente a tudo que fazia, ainda encontrava tempo pra tocar projetos pessoais na área de vídeo.
“No final de 2018, saí do InfoMoney com a ideia de ‘abandonar’ o jornalismo e fui para a Rico Investimentos ser analista de ações. Mas esse abandono não foi possível: já em abril de 2019, criei um podcast sobre bolsa de valores em parceria com o InfoMoney, chamado STOCK PICKERS. Esse podcast explodiu em audiência e virou uma multiplataforma de voz, vídeo e texto, ganhadora de dois prêmios do ‘+Admirados da Imprensa de Economia’ e me proporcionou o prêmio de Jornalista +Admirado do Brasil na categoria”, resume Thiago.
Dito assim, desse jeito, é possível pensar que Thiago Salomão é um chato de galocha.
É natural pensar que alguém que trabalha com números, bolsa de valores, mercado financeiro, enfim, é dono de um linguajar esquisito e até incompreensível. Mas isso não é fato.
Thiago fala com toda naturalidade, tanto de mercado financeiro, como de Rock e futebol. E até diz que investir no mercado que domina, é fácil. E conta:
“Basta abrir uma conta em uma corretora (isso pode ser feito por aplicativos), transferir um dinheiro para esta corretora e pronto. Os custos hoje são cada vez menores (algumas corretoras nem cobram taxas para o cliente negociar), o que torna esse mercado ainda mais atrativo para o pequeno investidor”.
Pois é, simples assim. E define: “o mercado financeiro é o ambiente de negociações que conecta os poupadores (que são quem tem dinheiro) com os empresários que tem boas ideias, mas precisam de capital para expandir seus negócios”.
Fica a dica.
Thiago Salomão fala com segurança a respeito de tudo referente ao mercado que tão bem conhece.
Politica e economicamente, ele considera-se liberal.
Sobre a política econômica do atual governo, Thiago faz ressalvas. Antes de tudo, diz que nem vale a pena falar de Bolsonaro.
Sobre o programa de privatização anunciado pelo ministro Guedes, zero. Petrobrás?
“A privatização da Petrobrás seria excelente em tese, mas não é uma condição 'binária' para ela: a empresa pode tornar-se ainda melhor mesmo sem privatizá-la”.
Na última vez que falei com Thiago Salomão, no dia 8 de novembro, ele estava conversando com jogadores do Palmeiras, investidores do mercado. Palmeirense até a medula, o ex-chefe da editoria da InfoMoney troca a roupa de trabalho por camiseta, calção e chuteira nos fins de semana. Como volante corre num campo de Várzea, na zona Sul da capital paulista, e lá faz seus muitos gols pelo Maderada Futebol Clube, o seu time do peito. Ou seja: é atleta do campo financeiro e do campo onde rola a bola. Como se não bastasse, junto aos amigos compartilha um bom churrasco regado a cerveja, que ninguém é de ferro.
Parece que não, mas esse cabra gosta de música boa. De música de Chico Buarque e Caetano Veloso. Perguntei: E Vandré?
Vandré, não.
E pra minha surpresa, disse que também gosta de Luiz Gonzaga, o rei do baião.
O Rock que ele diz que também gosta, não é rock pauleira. Não é Rock Metal, “eu gosto do Punk Rock, o Rock da Califórnia. E dos Rolling Stones".
Paulistano do Brooklin, Thiago Colaneri Sommer Salomão nasceu no dia 6 de novembro de 1987. Compartilha a vida com Fernanda e dois vira-latas, Arya e Ziggy.

THIAGO SALOMÃO AGRADECE:

"Sou um jornalista de coração, sempre quis ter feito jornalismo, fiz outro curso, mas a vida inteira eu trabalhei com jornalismo. A comunicação sempre foi minha paixão, explicar as coisas que estavam acontecendo, e com o jornalismo econômico isso se torna ainda mais complicado. Conversamos diariamente com grandes referências do ramo e traduzimos isso para as pessoas. É algo que sempre fiz com muito amor, e é sensacional ganhar um prêmio como esse com tanta gente incrível."

POSTAGENS MAIS VISTAS