Seguir o blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O SEPARATISMO NO BRASIL



O dia 20 de Setembro marca o início da mais duradoura revolução brasileira. Foi no Rio Grande do Sul, notadamente em Porto Alegre e Santa Catarina, que a coisa eclodiu. Duas centenas de homens armados declararam guerra contra o Império. Queriam a separação do Rio Grande, sua independência. Tudo começou quando o imperador passou a cobrar altos impostos dos produtores gaúchos, privilegiando os produtores argentinos e uruguaios. Mas o que isso tem a ver com música brasileira?
No começo do século passado, surgiu no Rio Grande a 2a. mais importante fábrica de discos do País: A Elétrica.
No correr do tempo, os gaúchos registraram parte de sua história musical nos discos de A Elétrica, através do selo Gaúcho. Mas foi na já extinta gravadora Continental que os artistas do Rio Grande encontraram guarida para dar prosseguimento a sua história musical.
São do Rio Grande do Sul o conjunto Farroupilha, surgido em 1948 e extinto no início dos anos de 1970. Fez história.  E fizeram história também muitos outros grupos musicais. É dessa região também Paixão Côrtes, Teixeirinha (Coração de Luto), Gildo de Freitas, Gaúcho da Fronteira e tantos e tantos mais.
A revolução Farroupilha também chamada de Guerra dos Farrapos  começou em 1835 e terminou em  Março de 1845. Dez anos, portanto. Morreram 3.400 pessoas, mais ou menos.
Foram muitos os movimentos separatistas no Brasil. Muitos desses movimentos continuam em Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul e até na Paraíba.Voltarei ao assunto. Ah! ia-me esquecendo: a expressão Farroupilha surgiu no Rio de Janeiro, nos anos 20 do século 19.


No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, se acha uma grande quantidade de discos registrando a musicalidade da terra de Bento Gonçalves, que nasceu no dia 23 de Setembro de 1788  e morreu, como herói, em 18 de julho de 1847. Ele foi presidente da República Farroupilha. Essa República contou com brasão, hino e bandeira. A bandeira do RGS tem as cores verde, vermelha e amarela representando, respectivamente, as florestas, as revoluções e as riquezas minerais. Além disso, exibe a data: 20 de setembro de 1835.

SEMANA FARROUPILHA

Terminou hoje a Semana Farroupilha, que existe desde o início da segunda metade dos anos de 1940. A semana conta, tradicionalmente, com uma ampla programação e lembra os grandes personagens da Revolução. Detalhe: o personagem de destaque dessa semana foi o folclorista Paixão Côrtes (1927-2018). Côrtes deixou muitos livros sobre a cultura do RGS. Foi ele um dos criadores do CTGs. De sua autoria, deixou o hino do Rio Grande do Sul. Há uns sete anos eu o entrevistei para um programa de rádio em São Paulo. Ouça:








POSTAGENS MAIS VISTAS