Seguir o blog

sexta-feira, 14 de abril de 2023

EU E MEUS BOTÕES (62)

Barrica entra na casa com o celular na mão, chamando a atenção de todos para a notícia do G1, em voz alta lendo o título: Reunião que teve joias para Bolsonaro abordou ativos da Petrobras e Opep, mostra telegrama. "Isso não pode ser!", rebateu estupefato Jão. "Pode ser, sim! Esse Bolsonaro do Inferno afunhenhou o Brasil e fez do seu povo gato e sapato. Faturou e muito em nome próprio, quando dizia que era honesto. Honesto coisa nenhuma!", emendou Biu. A seu lado, Zoião murmurou: "Tem muita coisa ainda a vir à tona...".
Depois de ler o título do escândalo bolsonarista, mais um, Barrica continuou a leitura: "A reunião na Arábia Saudita na qual foram dados presentes para o então presidente Jair Bolsonaro, incluindo joias com valor estimado em R$ 16,5 milhões, discutiu a venda de ativos da Petrobras e um possível convite para o Brasil integrar uma versão estendida da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)".
O que eu posso dizer diante dessas coisas todas, a não ser que no mínimo vem mais escândalos nesse nível.
"O MPE acaba de sugerir ao STE que torne Bolsonaro inelegível por 8 anos, por afirmar sem provas que as urnas eletrônicas não mereciam a confiança dos eleitores", lembra o conciso Zilidoro. "Esse cara vai pra cadeia, ou pra ponta do meu punhalzinho...", murmurou lá do seu canto o sempre cauteloso, e um tanto esquisito, Lampa. Todos olharam pra Lampa, que de bate-pronto disse, passeando seus olhos nos olhos dos demais botões: "Que que há, nunca me viram não? Na minha terra feladaputa nasce morto!".
Pedi calma, muita calma, pois o Brasil começa de novo a ficar na crista da onda. Agora mesmo Lula disse, na China, que não entende o fato de todas as transações comerciais no mundo sejam feitas na base do dólar. Biden não gostou...
De repente, Mané diz que está acompanhando tudo isso pelo rádio. E no rádio ouviu a notícia dando conta de que o presidente da Ucrânia tá metendo o pau na gente porque não aceitamos o seu pedido de lhe mandar armas para se defender dos russos...
"Sim, isso mesmo e tem mais: ouvi dizer que o francês Macron está estimulando o Ping-Pong a meter bala nos EUA", disse Zé naquele jeito atrapalhado de ser e foi corrigido por Zilidoro, pra muitos da casa um sábio: "Não é Ping-Pong não, Zé. O nome do presidente do homem de lá, da China é Xi Jinping!".
Zé agradeceu, humildemente.
Bom pessoal, a conversa tá boa e estou orgulhoso de todos vocês pelo fato de não se deixarem alienar. Alienação anda junto com burrice e fake news. Parabéns.
Pedindo a palavra, Barrica perguntou se Zilidoro conhecia um poeta chamado Riachão. Surpreso, Zilidoro disse que sim. Disse que era amigo de Riachão, na verdade um parente distante.
"Muito bem, seu Zilidoro!", agradeceu irônico o Barrica. E pedindo licença a todos, começou a declamar: 
 
Zilidoro e Riachão
São da lira popular
Fazem versos de cordel
Pra o povo apreciar
São versos bem bolados
que fazem rir, fazem chorar...

"Agora tem uma coisinha meio doida, aqui. É assim...", recomeçou Barrica:

Riachão trava luta
Contra a hipocrisia
Contra o proibido
Em nome da fantasia
Seu cordel a Quenga Pura
Traz somente putaria...

Chega, Barrica! Deixe isso pra lá. Isso é coisa de poeta e tem poeta de safadezas, sabia?

POSTAGENS MAIS VISTAS