Seguir o blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

MEMÓRIA DA CULTURA POPULAR

Ontem 7 fez um ano que registramos mensalmente para os leitores do mais longevo newsletter brasileiro, o Jornalistas&Cia, algumas das matérias de teor cultural que fiz ao longo de quase 40 anos, que é o tempo que habito em Sampa. 
Essas matérias foram originalmente publicadas em revistas, jornais e suplementos culturais, como o extinto Folhetim, da Folha de S.Paulo, e o também extinto D.O. Leitura, que circulava uma vez por mês no Diário Oficial do Estado de S. Paulo.
No newsletter Jornalistas&Cia - empresa parceira do Instituto Memória Brasil - estreei com uma reportagem sobre a cidade de São Paulo, mais precisamente sobre a música que tem São Paulo como referência.
Lá para as tantas eu lembrei que a matéria em pauta fora resultado de duas décadas de pesquisas e que na longa lista de obras, São Paulo - a mais populosa do planeta depois de Mumbai e Délhi, na Índia; Istambul, na Turquia; e Karachi, no Paquistão – aparece de todas as formas e em temas que vão do incêndio no edifício Andraus ao massacre na hoje desativada Casa de Detenção.
Essas matérias integram o projeto Memória da Cultura Popular e são reproduzidas ipis-literis.
À parte, os editores Wilson Baroncelli e Eduardo Ribeiro fazem uma apresentação e eu um texto levando o leitor ao tema propriamente dito.
Um exemplo? 
CLIQUE:
http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/culturapopular01.pdf
http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/culturapopular02.pdf

ZÉ RAMALHO
Zé está internado. 
Zé sai daí, que hospital não é o teu lugar, não. 
O teu lugar é o palco!  

CLIQUE também:

POSTAGENS MAIS VISTAS