Seguir o blog

quarta-feira, 1 de maio de 2019

TRABALHADORES DO BRASIL...


O Brasil nunca enfrentou crise tão brava como essa de agora, em que se acham desempregadas mais de 13 milhões de pessoas de norte a sul do País. Além dessa crise, há muitas outras. É só abrir a janelinha ai do conforto pra ver tudo.


O empregado sempre leva na cabeça.
Foi no governo de Artur Bernardes (1922-1926) que o Congresso aprovou o 1º de maio como Dia do Trabalho. Esse dia foi criado para comemorar o trabalho e não o trabalhador o que viria a acontecer no governo do gaúcho Getúlio Vargas (1930-1945).
Getúlio era doido pelo povo, adorava o povo, como bom ditador que foi principalmente durante o Estado Novo, que ele criou inspirado do nazifascismo, 1937.
Foi Getúlio que mudou na prática o trabalho para trabalhador, isto é: Dia do Trabalhador.
Ao dirigir-se aos brasileiros em discurso, Vargas começava sempre assim: Trabalhadores do Brasil...
Antes de Vargas os operários não tinham direito a nada, a coisa nenhuma, por isso partiram para o pau primeiro em Chicago, EUA, em 1886. O pau, que se pode traduzir como greve, rapidamente estendeu-se mundo a fora.
A primeira grande greve no Brasil ocorreu em 1917 (link abaixo), precisamente naquela que viria a ser a maior cidade brasileira, São Paulo. Morreu gente até. A greve tinha por objetivo fazer com que os empresários diminuíssem a carga horária de trabalho, de 14 para 8 horas.
A segunda grande greve de operários do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, em 1929. Naquela ocasião, o Brasil já era um caldeirão fumegante. À frente dos operários, os anarquistas.
A partir dos anos de 1930, os compositores passam a usar a temática trabalho nas suas composições, o samba Bonde de São Januário de Wilson Batista é uma pérola do gênero.
Dois anos após a morte de Vargas, no final da manhã de 24 agosto de 1954, o compositor Edgard Ferreira compunha para o cantor Jackson do Pandeiro gravar o belo rojão Ele Disse.
No dia 30 de abril de 1980, o Centro Brasil Democrático produziu um grande espetáculo musical nas dependências do Riocentro, RJ, o mesmo Riocentro que seria palco do atentado que matou um militar exatamente um ano depois. Pelo menos 30 mil pessoas estiveram aplaudindo Chico Buarque, Fagner, Elba Ramalho, Martinho da Vila, Sérgio Ricardo, Clara Nunes, Miucha, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e muitos outros. Coube a Alceu Valença interpretar a música de Ele Disse. Ouça:



No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, há muitos discos com músicas em homenagem ao trabalhador.

POSTAGENS MAIS VISTAS