Seguir o blog

domingo, 24 de setembro de 2017

BRASILEIROS ESQUECIDOS (2)

Vamos lá: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, 2 de setembro!
Foi nesse dia, 2 de setembro, que em 1917 nasceu em Miracatu, interior de São Paulo, Laurindo José de Araújo Almeida Nóbrega Neto, que ficaria conhecido no mundo simplesmente como Laurindo Almeida, provavelmente o mais rápido e criativo violonista brasileiro.
Laurindo foi praticamente um artista autodidata, pois não teve formação musical formal e completa. Aprendeu a dedilhar violão pelos ensinamentos rudimentares do pai, que era ferroviário profissional e seresteiro. A mãe era pianista, do lar.
Eu já disse que o Brasil não costuma dar bola aos seus filhos, sejam eles quem forem. Artistas, então...
Não custa dizer que Laurindo Almeida deixou na História da música a marca de gênio, mesmo praticamente autodidata, ele se movimentou com muita facilidade entre o popular e o erudito. Ele mesmo definia-se como artista erudito. E não é difícil constatar isso. É da metade dos anos de 1950 o LP de dez polegadas Recital de Violão das mais Famosas Serenatas. Ouçamos:



Amigo de Carmen Miranda, Pixinguinha, Donga, Radamés, Garoto e tantos e tantos nomes de realce da vida musical brasileira, Laurindo Almeida morou na capital paulista antes de conhecer o estrelato. Ingressou, muito jovem, as fileiras do movimento Constitucionalista. Depois, no Rio de Janeiro, teve o primeiro trabalho prá valer na extinta rádio Mayrink Veiga, concorrente da toda poderosa rádio Nacional, criada pelo governo Vargas. Compositor e grande instrumentista, Laurindo e muitos outros artistas -uns quarenta mil- perdeu o emprego depois que o Marechal Dutra, sucessor de Vargas, assinou um decreto no dia 30 de abril de 1946, pondo fim a todo tipo de jogo de azar. Com o decreto, foi-se a era dos Cassinos.
Em março de 1947, Laurindo de Almeida pisou, pela primeira vez, em solo norte-americano. E lá ficou até morrer no dia 26 de julho de 1995. Ele deixou mais de uma centena de discos gravados. Fora isso, deixou mais de 800 participações em trilhas sonoras de filmes realizados na terra que adotou. Nunca ninguém produziu e arranjou tanta música prá cinema.
Laurindo Almeida teve músicas nos filmes Quo Vadis, Viva Zapata e Spartacus e também para muitos seriados para a tevê, como Bonanza e o Fugitivo. Ele foi o único brasileiro a ser indicado ao Grammy 16 vezes e ganhar cinco. Além disso foi, também o único brasileiro a ser agraciado com o Oscar, o maior prêmio do cinema norte-americano. E como se não bastasse, trabalhou com todos os grandes nomes da música internacional, incluindo Igor Stravinsky. E pouca gente sabe: foi ele quem levou para os EUA nomes até então por lá desconhecidos, como Villa-Lobos, Radamés Gnatalli e Luiz Gonzaga, que gravou em 1951. E também a Bossa Nova, aliás ele é um dos pais da Bossa Nova. Os primeiros desenhos da Bossa Nova saíram dos dedos dele, ao juntar o jazz com o samba...O João Gilberto e os outros, como Tom e Vinícius nunca falaram disso, por que, hein?
Enquanto isso, o Brasil dava-lhe as costas. Isso o entristecia muito. Mas o que fazer?

Tínhamos tudo para comemorar o centenário de nascimento de Laurindo José de Araújo Almeida Nóbrega Neto.
O acervo de Laurindo Almeida era um acervo riquíssimo. Esse acervo hoje se acha na Biblioteca do Senado Americano.

POSTAGENS MAIS VISTAS