Seguir o blog

quinta-feira, 20 de abril de 2017

DE CUÍCA DE SANTO AMARO A SAUDADE DO FUTURO

Os amantes da sétima arte que vivem em São Paulo, Rio, Brasília e Campinas não podem  reclamar, pois são mais de cem os filmes que estão sendo exibidos na nova edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. São filmes, muitos deles, exibidos em primeira mão ou avant prèmiére, como diria o intelectual de formação francesa Peter Alouche. Entre os filmes nacionais há curtas médias e longas metragens, como Cuíca de Santo Amaro e mais dois que contam a história da Violeira Helena Meireles e do compositor maranhense João do Vale (1934-1996).
Eu conheci de perto Helena Meireles e João do Vale. Cheguei a fazer um trabalho com Helena, a pedido do amigo Kid Vinil, que está internado desde ontem num hospital da capital paulista. João do Vale era uma figura incrível, uma artista muito inspirado.
O que há em comum entre Cuíca, de batismo José Gomes, Helena e João?
Em comum entre esses três artistas, o talento. Além do talento, o fato de não terem frequentado bancos escolares. João conta isso na bela composição Minha História. Ouça:


 Helena, que nasceu em 1924 e morreu em 2005, trabalhou durante muito tempo nos cabarés da vida.Sofreu muito e jamais escondeu seu passado pobre e triste. Antes de gravar seus únicos quatro cedês no estúdio da extinta gravadora Eldorado, ela recebeu o aval de qualidade de uma revista de rock norte americana. Pois é.


Cuíca nasceu na cidade de Salvador, BA, em 1907. Ficou conhecido como Cuíca de Santo Amaro pelo fato de gostar muito da cidade de Santo Amaro da Purificação, berço de Manuel Pedro dos Santos. Manuel entrou para a história da música popular brasileira como o primeiro cantor profissional. Mas essa é outra história.
Cuíca fez de tudo e mais um pouco na vida. Foi até cobrador de ônibus, mas destacou-se na Bahia como cordelista e grande provocador. Ele era um cara sem papas na língua. Tirava sarro de tudo e de todos e adorava encher o saco dos poderosos de plantão. Era também um desbocado e não escolhia a hora prá soltar palavrões. Mas era muito engraçado, e dele o povo todo gostava por suas ironias e tiradas cômicas. Nos trajes era parecido com o cantador paraibano Zé Limeira, chamado de O Poeta do Absurdo. Cuíca, como Limeira usava óculos escuros e vestimenta multicor. Cuíca morreu em 1964, dois meses antes do golpe militar.


O festival de Cinema É Tudo Verdade foi criado há uns 20 anos pelo crítico Amir Labaki. Através do filme Saudade do Futuro, de Cesar Paes e Marie Clémence, participei desse festival. O filme, de produção franco-brasileira foi baseado num livro meu, A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo. Detalhe: esse filme, que nunca foi lançado comercialmente no Brasil, pode ser solicitado pela Laterit Production, clique: www.laterit-productions.com.


CEM ANOS DO PROFETA GENTILEZA

Todo dia é dia de tratar bem todo mundo.A propósito, você já deu boa noite a alguém hoje? E um abraço? E um beijo? Não vá dormir sem fazer isso.
Todo dia é dia de fazer o bem, sem olhar a quem, diz o dito popular.
Amanhã e todos os dias não se esqueça: dê bom dia, dê boa tarde, dê boa noite aos amigos, amigas, marido, mulher e até a quem, por uma razão qualquer não lhe fez bem.
Cumprimentar as pessoas, nos faz bem.
Vale, também, perguntar:
Como vai, vai bem?

Ouvi muitas vezes o palhaço Arrelia brincar com crianças e adultos, assim: Tudo bem, tudo bem bem bem?


Você, meu amigo, minha amiga, já ouviu falar do Profeta Gentileza?
Gentileza foi o apelido carinhoso que os cariocas deram ao paulista de Cafelândia José Datrino. Foi um cara legal. Ele nasceu em 11 de abril de 1917 e partiu para a eternidade em 29 de maio de 1996, portanto há cem anos. E só fez bem a todo mundo. Fez bem e pregou o bem sem olhar a quem.

Gentileza só fez o bem. e fazer o bem faz bem.
É isso, um beijo e um abraço a todos que me dão a honra de me ler.
Ah! O Gonzaguinha e a Marisa Monte fizeram músicas bem legais sobre esse personagem que habitou a realidade brasileira, ouça:





POSTAGENS MAIS VISTAS