Seguir o blog

segunda-feira, 21 de maio de 2018

ARGENTINA PROIBIU O BAIÃO DE LUIZ GONZAGA





No dia 22 de maio de 1946, o mercado recebia uma grande novidade: Baião, uma criação do pernambucano Luiz Gonzaga  (1912- 1989)  e do cearense Humberto Teixeira (1915-1979). 

A novidade, um novo gênero musical, logo ganhou aplausos da crítica especializada e regravação de praticamente todos os grandes intérpretes da época, do Brasil e do Exterior.
Baião, foi lançado pelo grupo musical 4 Azes e 1 Coringa pela extinta gravadora RCA Victor.
Esse novo gênero musical não demorou e foi parar no cinema, em trilhas assinadas por vozes como a portuguesinha Carmen Miranda (1909-1955). Luiz Gonzaga só faria o registro dessa obra anos depois. No livro Dicionário Gonzagueano (capa ao lado) eu conto essa história, em detalhes.
A música e o gênero baião deu muito o que falar mundo afora. Na Argentina, por exemplo, o Congresso aprovou uma lei dificultando a execução de músicas estrangeiras nas emissoras de rádio. Estrangeiras, aspas: o baião de Luiz Gonzaga. Isso, porém, não impediu que as lojas distribuíssem discos com esse ritmo (ao lado, Sivuca e Carmélia Alves interpretando uma seleção de baiões)




POSTAGENS MAIS VISTAS