Seguir o blog

domingo, 14 de janeiro de 2024

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (69)

FOLHETIM — Delegado, qual o número de hotéis suspeitos catalogados até agora pela Polícia em São Paulo?
PINHEIRO MACHADO — Há aproximadamente 1.500 estabelecimentos de hospedagem registrados na Delegacia de Hotéis, sitos somente no município da Capital. São todos eles "casas" legalmente estabelecidas. Assim, não se pode acusar ou classificar um hotel de "suspeito" sem provas suficientes, sem o risco de se cometer uma injustiça ou até um crime. O próprio Decreto 1358/73 em seu artigo 23 dispõe expressamente que "os flagrantes ou inquéritos deverão conter provas suficientes do desvirtuamento das finalidades do estabelecimento". Destarte, se de um lado não se pode publicamente, sem provas suficientes classificar ou catalogar um hotel legalmente constituído, de "suspeito", de outra parte, se houver provas suficientes, não será ele também catalogado como estabelecimento "suspeito", pois conforme dispõe o parágrafo 2, do artigo 18: "parágrafo 2: O Apurado o desvirtuamento, será cassado o Alvará de registro e aplicada a multa máxima do artigo 17". Assim, já não teríamos, na hipótese última, um estabelecimento "suspeito", mas ex-estabelecimento de hospedagem. Pelo exposto, verificamos que a figura do "estabelecimento suspeito", tratada sob o ângulo oficial, é por demais transitória. E, publicamente, no próprio interesse das investigações, a rigor, só se pode afirmar que a "suspeição" não era infundada, por ocasião da cassação do alvará
FOLHETIM — Este ano, quantos hotéis (e motéis) foram autuados pela Polícia?
PINHEIRO MACHADO — Somente no município da Capital, por variadas infringências ao Decreto 1358/73, foram autuados este ano mais de duas centenas de estabelecimentos de hospedagem (hotéis, motéis, casas de cômodos, pensões). De 1970 até esta data foram cassados 119 estabelecimentos.
E a "Boca do Lixo" está em fase de extinção? Não, ela não morreu. Ao contrário, continua crescendo e hoje já ocupa quase 1.500km2. Porém, não há mais lugar para figuras temidas e endeusadas pelas prostitutas e marginais de um modo geral, como Hiroito, Xodó, Quinzinho, Gibi, Carlinho Bang-Bang, Osny, Pedrinho, Nelson Brás, Joãozinho Americano.
As prostitutas são outras, mas o comportamento é o mesmo.
Exemplo:
Certa noite num Distrito, o delegado fazia triagem das mulheres apanhadas durante uma "blitz". Na delegacia, umas choravam, outras riam, outras permaneciam em silêncio, outras conversavam com outras simplesmente. O delegado chama uma delas, a que menos parecia se importar com a situação.
— Qual é o seu nome? 
— Izilda da Conceição.
O delegado levantou-se de onde estava. Olhou a mulher, com raiva:
— Ainda ontem você disse que se chamava Rosália.
— Pois é, doutor. Isso foi ontem.

Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora

POSTAGENS MAIS VISTAS