Seguir o blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

VIVA BELCHIOR!

Só depois de ter posto o texto neste espaço, ontem, é que lembrei que o legendário poeta repentista pernambucano Antônio Marinho nasceu no dia 5 de abril de 1887. Ora, fazendo as contas cheguei fácil à conclusão que ele nasceu há 130 anos. E ninguém diz nada, ninguém lembra nada, por que, hein? Acho sim, importante, lembrarmos dos filhos mais importantes e contributivos desta Pátria.
Pois é, Antônio Marinho nasceu há 130 anos e nos deixou no dia 29 de setembro de 1944. E deixou também, além da sua história pessoal, uma filha de nome Helena que se casaria com o também pernambucano, e repentista, Lourival Batista.
Foi também num mês de abril que partiu para a Eternidade o poeta, cantor e violonista cearense Belchior. Foi em abril que passou, e nem faz um ano, mas a saudade de todos é tanta que já provocou um belíssimo espetáculo na unidade Pompéia do SESC paulistano. Não fui, mas me disseram que foi incrível. E não fui porque não fui convidado, nem eu, nem Ana, nem Cris Alves, que já me matou várias vezes por causa disso, mas teimoso ressuscitei. Aliás, sou danadinho para ressuscitar das cinzas que nem aquela ave paraibana que o povo chama de Fênix.
O teatro do SESC ficou lotadinho de gente chorando feito besta. Ouvi dizer que até o durão J B Medeiros, jornalista da terrinha, escondeu a cara com um cobertor para não mostrar as lágrimas. 
Saudade é saudade. Tem até um poeta popular que ficou para a história como O Poeta da Saudade. É dele este poema:





Não fui assistir ao show feito em lembrança a Belchior. Não fui, mas gostei. Confiram nas fotos que o amigo Jorge Mello, parceiro de Bel em 3 dezenas de títulos, acaba de me enviar:







Nas fotos estão (principalmente na última), todos da equipe: Jorge Mello, Ednardo, Gero Camilo, Ceumar, Banda Radar (formada por Sérgio Zurawski, João Mourão e Arnaldo Parron que são da Radar original e mais dois convidados). Show realizado no SESC POMPEIA, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2017. Subiram ao palco no último dia, sabado, os filhos do Belchior: Camila Belchior e Mikael Belchior. Levados ao palco por Jorge Mello, amigo deles desde que nasceram por ser ele o maior parceiro de Belchior e sócio na Paraíso Discos. A tevê SESC gravou tudo para um futuro documentário.

25 ANOS SEM LOURO DO PAJEÚ

Você sabe quem foi Louro do Pajeú?
Louro do Pajeú, de batismo Lourival Batista, nasceu no dia de reis de 1915 e partiu para a Eternidade no dia 5 de dezembro de 1992. Ele foi o mais velho dos 3 mais famosos irmãos do repentismo brasileiro. Num passeio pelo Ceará, conheceu uma jovem chamada Helena, que vinha a ser filha do legendário repentista Antônio Marinho ( 18087-1940).
Louro teve 8 filhos com Helena. Uma de suas crias, Bia, casou-se também com um repentista, Zeto, com quem teve um filho a quem deu nome de Antônio Marinho, em homenagem ao seu avô.
Uma família incrível de poetas repentistas, seres privilegiados que desceram do Olimpo para nos encantar.
Eu conheci Dimas e Otacílio (foto acima).
Louro ficou famoso como o rei dos trocadilhos. E o legendário Antonio Marinho ganhou sabe-se lá de quem o apelido de o Águia do Sertão. À viola era rápido que nem um raio. Poucos poemas sobraram, pois ele não tinha preocupação de mantê-los vivos na memória ou publicá-los. Na interpretação do seu xará bisneto, eis uma amostra:




POSTAGENS MAIS VISTAS