Seguir o blog

domingo, 12 de dezembro de 2021

O DIA EM QUE JOÃO CARLOS MARTINS TOCOU SANFONA

Assis Ângelo, Pery Ribeiro e João Carlos Martins no programa São Paulo Capital Nordeste

Morando na casa dos 80 desde o ano passado, pois nascido em 1940, o paulistano João Carlos Martins é uma glória brasileira.
João Carlos é o único pianista no mundo a gravar a obra completa de Bach, em 22 álbuns. Foi nos EUA, até hoje não relançada no Brasil.
A vida desse maestro já foi contada muitas e muitas vezes e levada pelo menos em 3 ocasiões ao cinema.

Um dia, na sua casa em São Paulo, ele me disse que o piano chegou a sua vida ainda nos tempos de infância. Tinha uns 4 ou 5 anos. O pai, seu José, foi o grande incentivador. E mostrou-me fotos e imagens em P&B e também imagens em movimento. Tocando. Isso renderia um belo DVD, como rendeu.
Guardo boas memórias de João Carlos Martins.
Um dia o convidei para participar do programa São Paulo Capital Nordeste, que eu apresentava na velha rádio Capital AM 1040, ali na 9 de julho. E ele foi e comigo já estavam o Trio Virgulino, formado por Enok, Roberto e Adelmo; e os cantores Pery Ribeiro e Cláudia (foto acima). Foi uma festa. Momento inesquecível, até porque João nos surpreendeu ao dar de garra da sanfona de Enok e tocar uma cantiga de roda.
Aquela vez, 4 de março de 2004, foi a primeira e provavelmente a única em que ele tocou sanfona.Depois que perdi a luz nos olhos, nunca mais nos encontramos. Ele é um corajoso. Escapou do suicídio, como eu. Aliás, esse tema toquei num programa da rádio Globo.


Há poucos dias João enviou um email ao editor do newsletter Jornalistas&Cia, Edu Ribeiro, nos parabenizando pelo texto Imprensa Negra, Resistente e Heroica (leia a primeira parte aqui).
Após perder os movimentos das mãos, João Carlos Martins seguiu a carreira de artista como maestro fundador da Orquestra Filarmônica SESI-SP, que tem por finalidade descobrir jovens talentos. O que tem feito.
Com sua Orquestra, o maestro tem se apresentado mundo afora.
Ah! A presença de João Carlos no programa que eu apresentava, na Capital, pode ser conferido abaixo. Clique:


LEIA MAIS: VIVA JOÃO CARLOS MARTINS

POSTAGENS MAIS VISTAS