Seguir o blog

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

CONSTITUIÇÃO DE 1988, PAZ, AMOR E GUERRA

Parece que foi ontem mas hoje faz 29 anos que a 7ª Constituição brasileira foi promulgada. 
A nossa 1ª Constituição data de 1824. A 2ª, de 1891,  a 3ª de 1934, a 4ª, de 1937, a 5ª, de 1946 e a 6ª, de 1967.
A Constituição em vigor, é a mais volumosa e a mais bonita, no conteúdo, dentre todas as outras.
É provável que a Constituição de 1988, seja também a maior e mais bonita do mundo. O mundo, este em que vivemos, é formado por 196 países. 
A Constituição brasileira de 1988 tem, na origem, 250 artigos. Desde quando foi promulgada, já foram inseridas 96 emendas (PEC, Propostas de Emenda à Constituição).
A Constituição vigente promete e garante mundos e fundos aos brasileiros: saúde, trabalho, moradia, segurança e tudo o mais para todos. A saúde está doente, morrendo na UTI; o desemprego, hoje, passa da marca dos 13.000.000 de pessoas. Uma lástima, uma tristeza imensa, um horror! O projeto Minha Casa, Minha Vida é outro horror. As denúncias de corrupção em torno desse projeto não são poucas...A cada ano, cerca de 60.000 brasileiros são assassinados pura e simplesmente, ou vítimas de latrocínio.
A Constituição de 1988 promete mundos e fundos. É uma Bíblia do otimismo. Na verdade, o que se acha nessa Carta é pura literatura, ficção mesmo. O conteúdo é utópico, sem dúvida, mesmo assim, porém, é preciso que a respeitemos.
A Constituição, a Carta das cartas, é um pacto nacional.
Sem uma Constituição é impossível paz e harmonia numa nação.
A Constituição de 1988, como as leis em geral, é violada, é violentada, é atacada, é espezinhada todos os dias, mas temos que defendê-la, a ferro e fogo se preciso.
Com a Constituição em vigor, essa de 1988, há caos em vários pontos do Brasil, sem ela seria pior.
No dia da promulgação da Constituição de 1988, eu era chefe de reportagem da Editoria de política do Jornal O Estado de S.Paulo. Meses antes, eu reunia deputados e personalidades da vida nacional para debater assuntos da Assembléia Constituinte. Num desses debates que coordenei, convidei Lula, Serra, Afif Domingos, o ministro do STF, Sepúlveda Pertence...Discutimos, discutimos e a Carta saiu finalmente no dia 5 de outubro do ano da graça de 1988. Detalhe: Todo o Congresso votou pela aprovação da Constituinte em vigor, menos Lula e mais 14 deputados que formavam a bancada do PT. Isso é História! 


POSTAGENS MAIS VISTAS