Seguir o blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

HOJE É DIA DE ELOMAR E ALTAMIRO CARRILHO


Há exatos 85 anos nascia, nas beiradas do Rio Gavião, na Bahia, o arquiteto que virou violonista, cantor e compositor Elomar Figueira Mello.
Filho de Ernesto e Eurides, Elomar nasceu na casa da fazenda do pai e da mãe. Fez vestibular pra Geologia, mas terminou optando por Arquitetura, que concluiu em 1964. Quatro anos depois estreou no mercado fonográfico um compacto simples.
Eu conheci Elomar ali por volta de 1978, quando descobri o LP Das Barrancas do Rio Gavião. O texto de apresentação, inserido na contracapa, trazia a assinatura do poeta Vinícius de Moraes. Dizia:

... Assim é Elomar Figueira de Mello: um príncipe da caatinga, que o mantém desidratado como um couro bem curtido, em seus 34 anos de vida e muitos séculos de cultura musical, nisso que suas composições são uma sábia mistura do romanceiro medieval, tal como era praticado pelos reis-cavalheiros e menestréis errantes e que culminou na época de Elizabeth, da Inglaterra; e do cancioneiro do Nordeste, com suas toadas em terças plangentes e suas canções de cordel, que trazem logo à mente os brancos e planos caminhos desolados do sertão, no fim extremo dos quais reponta de repente um cego cantador com os olhos comidos de glaucoma e guiado por um menino - anjo a cantar façanhas de antigos cangaceiros ou 'causos' escabrosos de paixões espúrias sob o sol assassino do agreste...

Já escrevi vários textos sobre Elomar, por Vinícius chamado de Menestrel. Leia: O POPULAR E O ERUDITO EM ELOMAR • ELOMAR E A SUA OBRA DE LOUVOR A DEUS • AINDA ELOMAR E A CULTURA BRASILEIRADEU BODE NO JOGOELOMAR CRIA FESTIVAL DA ÓPERA BRASILEIRA.
Elomar nasceu no dia 21 de dezembro de 1937 e, no dia 21 de dezembro de 1924, nascia no, Rio de Janeiro, um dos maiores flautistas do Brasil: Altamiro Carrilho.
Também já escrevi bastante a respeito de Altamiro. Leia: ALTAMIRO CARRILHO AGORA É SAUDADE • ALTAMIRO REGE PÚBLICO NO SESC10 ANOS SEM ALTAMIRO CARRILHO.

VISITA É COISA BOA

Ontem 20 a minha casa ficou mais alegre com a presença dos amigos Fausto e Vitor Nuzzi. Fausto é um grande chargista e Nuzzi autor de grandes livros. É dele, por exemplo, Geraldo Vandré - Uma Canção Interrompida (Kuarup, 2018). A prosa foi ótima, começou por voltas das 15h e terminou à boca da noite. Falamos de tudo um pouco: política, futebol, literatura, charge, pintura e tal. E molhamos o bico, que ninguém é de ferro. Aí na foto, o registro.

POSTAGENS MAIS VISTAS