Seguir o blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

INSTITUTO MEMÓRIA BRASIL, DOIS ANOS

Hoje 3, faz dois anos de fundação do Instituto Memória Brasil, IMB.
O IMB, com acervo de 150 mil itens formado nos últimos 40 anos, tem nos seus quadros advogados, editores, poetas, músicos, atores, jornalistas e escritores como Roniwalter Jatobá, Eduardo Ribeiro, Jorge Mello, Jorge Paulo, Roberto Marino, Oswaldinho do Acordeon, Osvaldinho da Cuíca, Jorge Ribbas, Papete, Théo de Barros, André Domingues, Alessandro Azevedo, José Cortez, Marco Haurélio, Chico Salles e Celia e Celma, entre outros.
Para comemorar a efeméride apresentaremos, entre amanhã e domingo, no Rio de Janeiro, o projeto Rodas Gonzagueanas (clique na linha azul, acima), que tem por objetivo mostrar facetas desconhecidas do rei do baião, Luiz Gonzaga, e aspectos importantes da sua obra.
O livro Lua Estrela Baião a História de um Rei (Cortez Editora) e o CD O Samba do Rei do Baião (Genesis) serão lançados na ocasião.

EMILINHA
Hoje faz oito anos do desaparecimento da cantora carioca, de Mangueira, Emília Savana da Silva Borba, por todo mundo conhecida como Emilinha Borba.
Foi Emilinha quem originalmente gravou e lançou em 1950 o baião Paraíba.
Acima, Gonzaga ensina a Emilinha passos do baião (foto extraída do livro Dicionário Gonzagueano.

ZÉ RAMALHO
O cantor, compositor e instrumentista paraibano Zé Ramalho, de batismo José Ramalho Neto, completa hoje 64 anos de idade. Ele nasceu no sertão de Brejo do Cruz e é um dos mais aplaudidos artistas do Brasil. Em 2009, Zé gravou um CD inteiro com músicas de Luiz Gonzaga.
Viva Zé!
Clique:

POSTAGENS MAIS VISTAS