Seguir o blog

domingo, 20 de setembro de 2020

BRASIL DE GUERRA E PAZ

Liguei o rádio para ouvir a transmissão do jogo Grêmio x Palmeiras. O Grêmio, que foi fundado no dia 15 de setembro de 1903, anda com as pernas bambas, 5 atrás do Palmeiras. E não estou gostando desse jogo.
O Grêmio nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande que não apoiou a Guerra dos Farrapos, comandada por Bento Gonçalves, herói da terra nascido no dia 23 de setembro de 1788 e morreu em 1847.
O Brasil é um país cheio de guerras, revoluções, conflitos de todos os tipos, desde sempre.
O livro Dicionário das Batalhas Brasileiras, do paulista Hernâni Donato (1922-2012), trás uma quantidade absurda de verbetes contando toda nossa história abarrotada de conflitos armados.
A Guerra dos Farrapos ou Farroupilha foi deflagrada no dia 20 de setembro de 1835. Durou 10 anos. houve poucos mortos, uns 3 ou 4 mil. E tudo começou por causa dos autos impostos que o Governo Imperial dos Estancieiros, produtores de carne seca.
Essa, como tantas, é uma história cheia de lances absurdos. Revoltosos baixando as armas perante os argumentos de Luís Alves de Lima e Silva,(1803-1880),o mais aplaudido e premiado militar brasileiro em todos os tempos.Começou por baixo e terminou por cima. Duque de Caxias, herói de todo canto, inclusive da Guerra do Paraguai. Até hoje lembrado como O Pacificador.
O Herói dos Farrapos, Bento Gonçalves, morreu adoentado dois anos após a guerra. Morreu triste e desiludido, tocando a vida no seu pedaço de terra.
Tem uma cidade chamada Bento Gonçalves,, distante 121 km da capital Porto Alegre.
O líder dos Farrapos chegou a separa o Rio Grande do Sul do Brasil, virando presidente da república rio-grandense ou Piratini. Tem até hino.

POSTAGENS MAIS VISTAS